Curitiba terá corredor verde com mais de mil ipês

Os cerca de 270 berços já abertos começaram a receber os plantios.

mudas de ipê
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Com informações da Prefeitura de Curitiba e Fiocruz

Ipês amarelos, roxos e brancos vão colorir a avenida João Gualberto em Curitiba, no Paraná. Os plantios integram o projeto 100 mil árvores, cuja meta deve ser alcançada até setembro de 2020.

“No total, serão 1,5 mil mudas de ipês das três cores ao longo das avenidas João Gualberto e Paraná”, informou o diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Em cerca de dois anos, os ipês brancos devem começar a floração. “Já os amarelos e roxos podem aparecer coloridos já no ano que vem”, completou.

Quem mal pode esperar pela floração é o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto da Barreirinha, que produz as mudas da cidade, Roberto Salgueiro. “Para mim também é um sonho realizado ver esse corredor verde se formando, 40 anos depois que fiz o plantio em volta da canaleta de ônibus da Rua Padre Anchieta”, lembrou.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Os cerca de 270 berços já abertos começaram a receber os plantios. “Novos berços serão abertos na sequência. Foram seis meses para poder fazer os cortes nas calçadas e camadas de asfalto para garantir o plantio e a saúde das árvores”, reforçou o engenheiro civil do Departamento, Murilo Fiorucci.

Ainda devem ter corredores semelhantes mais três avenidas da cidade: Sete de Setembro, República Argentina e Winston Churchill.

A flor nacional do Brasil

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. Os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também aparecem no cerrado e na caatinga.