10 exemplos de pais sempre presentes no reino animal

Alguns animais levam a paternidade muito a sério. São exemplo de amor, compromisso e devoção aos seus filhotes.



Foto: Zdeněk Macháček | Unsplash

Para comemorar o Dia dos Pais, o CicloVivo separou 10 exemplos inspiradores de papais do reino animal que têm papel fundamental e estão sempre presentes na criação de seus filhotes. Veja quais são eles:

1. Peixe-Palhaço

Assim como o exemplo do Marlin, pai do Nemo no desenho animado, é tarefa do macho procurar um local adequado perto das anêmonas para que as fêmeas do peixe-palhaço possam depositar seus mais de 300 ovos. Quem vigia todos eles e os protege dos predadores é o pai.

pais animais
Foto: Nick Hobgood | CC 3.0

2. Pinguim

A tarefa de aquecer os ovos é do pai. Enquanto isso, a fêmea sai em busca de alimentos. Depois que os filhotes nascem, os papéis se invertem e o papai pinguim sai para caçar o alimento e cuidar da família.

Foto: Christpfer Michel | Flickr

3. Avestruz

Os avestruzes não são animais monogâmicos. Cada macho chega a ter até sete fêmeas. Mas, depois que elas botam os ovos, a tarefa fica toca a cargo do pai. É ele quem choca e que cuida dos filhotes até eles chegarem a fase adulta.

pais animais
Foto: Derek Keats | Flickr

4. Cavalo-Marinho

Esta é uma das situações mais curiosas. A gestação do cavalo-marinho é feita pelo pai. A mãe deposita os ovos em uma bolsa no ventre do macho, que os mantêm incubados até que os filhotes se desenvolvam. Na espécie brasileira, este período de pregnância dura de 12 a 20 dias.

Foto: Nathan Rupert | Flickr

5. Leão

Mesmo que a tarefa de cuidar dos filhotes seja responsabilidade mais comum à mãe, os papais leões também estão muito presentes, principalmente liderando as brincadeiras. Quando os leões vão crescendo, eles se juntam ao pai para proteger a família.

Foto: Zdeněk Macháček | Unsplash

6. Sagui

Os papais saguis estão sempre presentes. Normalmente, a cada gestação dessa espécie nascem dois filhotes. Assim sendo, a mãe se incumbe de levar sempre às costas um dos bebês, enquanto o pai carrega o outro.

Foto: Nortondefeis | CC 4.0

7. Flamingo

O flamingo é um dos melhores parceiros do reino animal. Ele é monogâmico durante toda a vida e acompanha a fêmea em tudo, deixando que ela domine. A defesa do ninho e a criação do filhote até a fase adulta é totalmente compartilhada entre o casal.

Foto: Martin Pettitt | Flickr

8. Mico-leão-dourado

Na família dos micos-leões-dourados, o macho participa ativamente da criação dos filhotes. Quando os bebês completam duas semanas de vida, é ele quem assume os cuidados.

Os filhotes são carregados em suas costas, de onde saem apenas para serem amamentados pela mãe. O pai também descasca e amassa frutas para alimentá-los quando completam um mês de vida.

Foto: Emi Kondo | World Animal Protection

9. Jaçanã

Não se engane com sua aparência frágil. O jaçanã é capaz de qualquer coisa para proteger seus filhotes.

Depois de acasalarem com diferentes parceiros, as fêmeas da espécie deixam a tarefa de criar os filhos para os pais. Eles chocam os ovos e cuidam dos filhotes.

Foto: Trix Jonker | 2015 Nature’s Best Photography Africa

10. Raposa-vermelha

O pai raposa é muito dedicado e cuidadoso. Ele coloca a comida na mesa até que seus filhotes completem três meses de idade e também os ensina a caçar.

Brincar com seus filhos é sua atividade favorita.

Foto: Keven Law  | CC 2.O

Por Thaís Teisen | Redação CicloVivo e World Animal Protection



Digite seu email para receber nossas últimas notícias!