O reino animal é cheio de maravilhas e curiosidades. São infinitos os temas que atraem pesquisadores para estudar as diferentes espécies e seus costumes. Entre os tópicos que chamam a atenção são as investigações que determinam quais são os seres mais fortes da Terra.

Se você pensa que o rei é o leão, a lista criada pelo jornal britânico The Telegraph pode te surpreender. A publicação utilizou informações de cientistas para elencar dez dos animais mais fortes do planeta. Veja quais são eles:

1. Ácaro oribatídeos

Este ser minúsculo é definitivamente o mais forte do mundo. Isto porque a resistência não é medida apenas pelo peso que ele consegue levantar, mas é necessário considerar a relação entre seu peso e tamanho e o seu potencial. O ácaro é um ser milimétrico que está presente em quase todos os lugares. O mais impressionante é que eles são capazes de resistir a uma tração de até 1.180 vezes o seu próprio peso, o que seria equivalente a um humano puxando 82 toneladas.


Foto: iStock

2. Escaravelho

Adorado pelos antigos egípcios, este pequeno ser tem uma força quase tão grande quanto a dos ácaros. Ele é capaz de carregar até 1.141 vezes o seu próprio peso corporal. Mesmo que os besouros variem muito em tamanho, a relação seria semelhante a de um homem puxando seis ônibus de dois andares, dos tipos comuns na Inglaterra.


Foto: iStock

3. Formiga

Carregar alimentos é uma das tarefas mais comuns às formigas. Elas usam as mandíbulas para cortar folhas e depois carregam nas costas o alimento até o formigueiro. Cada pedaço de folha pode pesar até 50 vezes a massa corporal da formiga, que seria como um homem levantando duas toneladas e meia. Além da força, as formigas são consideradas um dos seres mais complexos do reino animal.


Foto: iStock

4. Gorila

O gorila levanta facilmente até dez vezes a sua massa corporal. Para os machos, isso significa conseguir carregar sozinho até duas toneladas. Eles não são muito altos. Atingem até 1,75 m de altura e pesam, em média, 200 quilos. As fêmeas chegam à metade deste tamanho. A espécie vive, aproximadamente, 50 anos.


Foto: iStock

5. Águia coroada africana

Este é o único pássaro a integrar a lista. Durante o voo, esta águia é capaz de carregar presas de até 16 quilos, aproximadamente quatro vezes o seu próprio peso. Além disso, esta ave é considerada uma excelente caçadora, poderosa e agressiva.


Foto: iStock

6. Humanos

Apesar de entrar na lista, os homens não são tão poderosos assim. A colocação deve-se à toda a força do lituano Zydrunas Savickas, o homem mais forte do mundo. Aos 34 anos de idade, o levantador de peso é capaz de levantar 523 kg, sendo até cinco vezes mais forte do que um homem comum.


Foto: Steve Weaver/Flickr

7. Tigres

Os tigres, apesar de serem praticamente raros na natureza, são muito fortes. Com mais de três metros deste o focinho até a ponta da cauda, este animal consegue transportar, em média o dobro do peso de seu corpo, o equivalente a 540 quilos. Outro ponto forte dos tigres é a velocidade, que ultrapassa os 60 km/h.


Foto: iStock

8. Elefante

Como todo o seu tamanho, talvez fosse de se esperar que o elefante liderasse a lista. Mas, apesar de aguentarem muito peso, eles também são muito pesados. Os elefantes conseguem puxar até nove toneladas, aproximadamente 1,7 vez o seu próprio peso.


Foto: iStock

9. Boi

O boi já foi e ainda é muito utilizado para o transporte de cargas. Isso não é à toa. Este animal é muito forte, sendo capaz de carregar 1,5 vez o seu próprio peso. Isso é o equivalente a uma média de 900 kg.


Foto: iStock

10. Urso pardo

Ao chegar à idade adulta, o urso pardo pode pesar até 500 quilos. O que torna este animal forte é uma curiosidade em seu próprio movimento. Mesmo sendo tão pesado, ele é capaz de correr a mais de 50 km/h e o mais impressionante é que, devido ao formato de seus músculos, ele é mais rápido na subida.


Foto: iStock

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.