- Publicidade -

Usina solar em forma de flor é inaugurada na Coreia do Sul

A usina flutuante gera energia suficiente para abastecer 60 mil pessoas.

painéis flor
Foto: Ministério do Meio Ambiente

Cerca de 92 mil painéis solares flutuantes estão gerando energia renovável em um reservatório em Hapcheon, na Coréia do Sul. O mais inusitado é que as placas formam desenhos similares a uma flor, criando um belo efeito na água. Esta particularidade busca atrair turistas.

- Publicidade -

Fazer com que mais pessoas se interessem pelo modo que produzimos energia pode ser uma forma de incentivar a transição energética para as renováveis. Neste sentido, os painéis solares em formato de flor podem ser uma tática interessante. Anos atrás, também a China desenvolveu um projeto peculiar: uma usina solar em forma de panda.

Segundo o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a energia solar flutuante é parte importante de um plano mais amplo de investimento em renováveis. A ideia é que o país alcance uma geração total de 9,4 gigawatts de eletricidade só com produção de energias “limpas” e se torne neutro em carbono até 2050.

No caso da usina em forma de flor, o projeto solar é capaz de gerar 41,5 megawatts. Isso é suficiente para abastecer 60 mil pessoas – mais do que a população total do condado de Hapcheon. É também a maior usina solar flutuante da Coreia do Sul.

painéis flor
Foto: Scotra

“Os três picos da Montanha Hwangmaesan refletidos no Lago Hapcheon formam a forma de uma flor de ameixa. Espalhados na superfície deste lago estão painéis fotovoltaicos que também se assemelham a flores de ameixeira de uma pintura a tinta e aguada”, poetizou o presidente Moon.

- Publicidade -

Mais um ponto interessante deste projeto é que 4% de seu financiamento é proveniente dos próprios moradores de Hapcheon. O reservatório de Hapcheon é administrado pela estatal Korea Water Resources Corp e a população ingressou em um esquema de investimento de 20 anos e 10% de retorno anual, o que deve gerar renda para idosos residentes.

Aliás, foram os próprios moradores que solicitaram que os painéis fossem dispostos em forma de flores para tornar o local mais atraente visualmente.

painéis flor
Foto: Q CELLS

As empresas sul-coreanas Hanwha Q-Cells e Scotra foram responsáveis por fornecer os painéis solares e as estruturas flutuantes para montar o sistema. 

- Publicidade -

Antes disso, a Scotra já havia construído uma matriz flutuante piloto de 500 kW na própria barragem de Hapcheon.

Entre os benefícios de instalar painéis solares na superfície da água está o fato de reduzir o calor dos painéis, tornando-os de 10 a 15% mais eficientes, diminuir a evaporação da água na barragem e ajudar a conter a proliferação de algas.

LEIA MAIS: