O sol, o vento e a água são fontes de energia limpa que podem ser aproveitadas em grandes usinas ou em residências e pequenas propriedades. Para fins residenciais, a energia fotovoltaica tem destaque, mas outras fontes de energia limpa podem ser aproveitadas por meio de mini turbinas eólicas e micro hidroelétricas.

Na Espanha, a empresa AZ Renováveis, criou o primeiro gerador micro hidráulico, batizado de Hidrotor, desenhado no Principado das Astúrias. Apesar de ser uma grande novidade na região, a ideia de micro usinas hidroelétricas já existe e vem sendo usada, como mostramos nesta reportagem.

O fluxo de água coloca uma estrutura em movimento e este movimento é usado para gerar energia elétrica. A turbina é capaz de produzir energia 24 horas por dia, 7 dias por semana, independente de condições ambientais.

Segundo os fabricantes, a instalação da turbina não provoca impactos ambientais negativos, uma vez que o local é escolhido com esta preocupação. A obra é simples, e usa métodos que respeitam a fauna e flora, com atenção especial aos peixes.

Um dos recursos usados para garantir impacto ambiental mínimo é aproveitar os desníveis naturais do ambientes e sua instalação é possível em diferentes cursos d’água, sem que o rendimento seja afetado.

De acordo com as características do local onde a micro usina é instalada, o equipamento pode gerar de 25W a 200W e o sistema permite que esta energia seja compartilhada por 25 locais simultaneamente.

A AZ renováveis esclarece que a turbina pode ser usada de forma combinada com outras fontes de energias limpas e renováveis, eliminando o uso de combustíveis fósseis.  

Para mais informações, acesse o site Hidrotor.