- Publicidade -

São José do Rio Preto tem o melhor saneamento básico do Brasil

Entre as 100 cidades mais populosas do país, município de SP obteve nota máxima em todos os critérios

São José do Rio Preto
Cidade a partir da Represa Municipal de São José do Rio Preto. Foto: Jesiel CC

O saneamento básico de São José do Rio Preto, em São Paulo, obteve nota máxima em todas as dimensões analisadas pelo Instituto Trata Brasil no Ranking do Saneamento 2023. Entre as 100 cidades mais populosas do país, Rio Preto marcou história ao ser a primeira a alcançar tal feito.

- Publicidade -

Rio Preto avançou oito posições na comparação com 2022, quando a cidade ocupou o 9º lugar. A cidade apresentou os indicadores dos serviços básicos alinhados com as metas previstas pelo Marco Legal do Saneamento.

Outros destaques de variação positiva ficaram por conta de Cuiabá, no Mato Grosso – o município que apresentou maior variação positiva nesta edição em relação à passada, além de Niterói, Vila Velha, Vitória e Sorocaba. Esta última também será premiada.

Sorocaba

Sorocaba, cidade do interior paulista, será uma das homenageadas na categoria “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento” na 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, que ocorrerá em agosto. Isso porque a cidade passou da 22ª posição, em 2022, para a 12ª na edição deste ano.

O evento, organizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV), busca prestigiar municípios e concessionárias que são destaques positivos na promoção do saneamento brasileiro.

- Publicidade -

Em Sorocaba, cerca de 98,5% dos habitantes recebem água potável em suas residências, 98,2% da população é atendida com coleta de esgoto e 90,1% do esgoto gerado é tratado. Além disso, o município perde 33,8% do recurso hídrico no subsistema de distribuição, índice inferior à média nacional de 40,3%.

São José do Rio Preto

Como o primeiro município na história do Ranking a obter nota máxima, Rio Preto também será homenageado. No município, toda a população é atendida com água potável, cerca de 93,9% dos habitantes recebem o serviço de coleta de esgoto e 91,6% do esgoto produzido é tratado.

São José do Rio Preto
Foto: Creedence CC 3.0

Em relação ao índice de perdas na distribuição, apenas 21% do recurso hídrico é perdido, isto é, São José do Rio Preto está nos padrões de excelência (inferior a 25% em perdas na distribuição), exigido como meta estabelecida para 2034 pela Portaria 490 do antigo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) – atual Ministério das Cidades.

- Publicidade -

Mauá

Na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, da mesma premiação, Mauá será homenageado por ser um dos municípios que mais evoluiu no tratamento de esgoto nos últimos 10 anos. A cidade saiu de 6,27%, em 2012, para 85,99%, em 2021, uma evolução de 79,72 pontos percentuais.

Outro ponto positivo é que, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 73,3% da população mauaense possui acesso à água e 92,9% conta com coleta de esgoto.

Saneamento básico no Brasil

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com o objetivo de jogar luz a um problema histórico. A falta de acesso à água potável impacta quase 35 milhões de pessoas e cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde da população que diariamente sofrem, hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica.

Para Luana Pretto, Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, a premiação é uma oportunidade de prestigiar o empenho promovido na busca pela universalização do saneamento, além de fomentar que outros municípios busquem soluções e estratégias para alcançar as metas estabelecidas pela Lei 14.026/2020, o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, que estipula que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto.

Quer saber o Ranking do Saneamento 2023 completo? Nesta matéria, você encontra a relação das 20 cidades com melhores e piores serviços de saneamento básico!