O prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, busca maneiras de fazer com que o meio ambiente seja uma das prioridades do seu mandato. Depois de promover diversos programas de facilitação da mobilidade urbana, Delanoë implantou o projeto ecopastagem.

Quatro ovelhas negras foram colocadas em um campo gramado ao lado do prédio do Arquivo Municipal. A tarefa delas é aparar um trecho de um quarto de hectare de uma divisão administrativa parisiense.

A prefeitura afirma que os animais vão reduzir o uso de herbicidas e tornar desnecessário o uso de cortadores de grama. Nos últimos anos, projetos semelhantes foram testados em cidades menores da região. A ideia é que o ecopastagem seja ampliado.

As ovelhas são da raça Ouessant e foram escolhidas por sua resistência. Segundo René Dutrey, prefeito adjunto para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, elas custaram US$ 335 dólares.

Um guarda vigia o local onde as ovelhas foram colocadas, o que reduz a possibilidade de serem atacadas por predadores. A região é pouco habitada, porém os moradores são incentivados a visitar os animais e possivelmente o Arquivo Municipal, onde há painéis informativos que explicam o projeto.

Além de informar o público, os arquivistas também devem cuidar dos animais. Se acontecer de uma ovelha cair de costas, por exemplo, é necessário que rapidamente algum funcionário coloque-a de pé novamente, do contrário ela corre o risco de sufocar.

Funcionários municipais descobriram quatro variedades distintas de orquídeas na área gramada em que as ovelhas pastam. Por isso, houve um alerta para que cientistas monitorem a fauna e a flora do lugar e, consequentemente, cuidem para que a biodiversidade não seja prejudicada. As ovelhas vão ficar pastando no local até outubro. Com informações da Folha.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.