- Publicidade -

Uma novidade sustentável chega às praias do Rio de Janeiro neste ano. São as duchas movidas a energia solar, a serem instaladas na praia de Copacabana. Ao todo serão 32 chuveirinhos a partir de janeiro.

Além de ecológicas, as Ecoduchas terão água filtrada. Os chuveiros ficarão próximos ao calçadão para serem usados pelas pessoas que saírem da praia e para os que quiserem se refrescar após a prática de exercícios.

A empresa Blue Sol Energia Solar foi a responsável por doar os chuveiros à Secretaria Municipal de Meio Ambiente do RJ. E, de acordo com o contrato, ainda fará a manutenção diária dos equipamentos ao longo de dois anos.

- Publicidade -

Um chuveiro para testes foi instalado, há um ano, no Posto 9, na praia de Ipanema. As bombas de sucção da água das ecoduchas são enterradas na areia e os painéis com placas fotovoltaicas transformam a luz solar em energia que movimenta as bombas de captação de água.

O sócio-diretor da companhia, Luis Otávio Colaferro, explicou à Agência Globo, que entre a bomba e o chuveiro há o sistema de filtragem da água, que é feito com brita. Ele ressalta que, mesmo com a filtragem, a água não é potável. Como ela passa pela areia, a salinidade da água é baixa e a areia já realiza um processo similar ao de filtragem, mas por ser salobra ela não pode ser usada para consumo.

Para utilizar os chuveirinhos ecologicamente corretos é simples: basta acionar um botão que o dispositivo jorra a água em cinco segundos. Em Ipanema, onde foi realizado o teste, os banhistas aprovaram a ecoducha e ela permanecerá na praia. Os mesmos aparelhos já são usados em praias do Nordeste. Com informações de Agência O Globo.

Redação CicloVivo

- Publicidade -