As alternativas sustentáveis para a recarga de gadgets são muitas. As opções vão desde o aproveitamento da energia solar, até sistemas piezelétricos. A ideia simples de aproveitar as pedaladas também é bastante comum e inspirou estudantes norte-americanos.

Um grupo formado na Northern Arizona University é composto por estudantes de engenharia, ciência da computação e parte dos ciclistas da equipe universitária de triatlo. Juntos eles trabalharam durante um ano no desenvolvimento de uma bicicleta adaptada para transformar o esforço das pedaladas em energia elétrica.

Para alcançarem o formato ideal, os estudantes contaram com a doação de uma bicicleta usada em um programa de compartilhamento. O restante do projeto teve cada uma de suas peças concebidas do zero.

A estação de carregamento possui uma bateria, onde a energia produzida é armazenada para uso posterior. Além disso, o dispositivo possui saída USB, para facilitar a recarga de qualquer tipo de equipamento eletrônico.

“Este é um dispositivo em que as pessoas realmente podem sentir o que é energia e de onde ela vem. Esta estação dará aos alunos uma ideia física da energia que consomem”, explica Matt Petney, estudante de engenharia e integrante do projeto. Com informações do TreeHugger.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.