A capital francesa continua com limitação de entrada de veículos devido à poluição dos últimos dias. Estão autorizados apenas a circular os automóveis de matrícula impar, informaram as autoridades.

Uma centena de controles policiais vigia as entradas da cidade para garantir que os automóveis de matrícula par não circulem.

Nas ruas de Paris, 750 agentes da polícia garantem o cumprimento da limitação e podem autuar os infratores com multa de 22 euros.

Medidas idênticas de limitação à circulação foram implementadas na capital francesa em 1997 e, mais recentemente, em março do ano passado.

A circulação alternada, que afeta Paris e 22 localidades ao redor, foi decidida no último domingo (22) depois de vários dias de tensão entre as autoridades municipais, que queriam aplicar a medida, e o Executivo, mais cauteloso.

Excluídos da limitação estão os veículos híbridos ou a gás, bem como aqueles que transportam, pelo menos, três pessoas, o que levou a uma redução do número de engarrafamentos na cidade.

Em compensação, a cidade tem transportes públicos gratuitos, bem como os serviços municipais de aluguel de veículos elétricos e de bicicletas.

Da Agência Lusa

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.