A rede de ônibus da madrugada da capital começa a funcionar neste sábado (28). Chamado de Noturno, o serviço funcionará da meia-noite às 4h, com 151 linhas que atenderão toda a cidade.

“É uma medida simples que vai atender milhares de trabalhadores que dependem do transporte noturno para ir para suas casas. É um compromisso feito que estamos cumprindo. O fato de ter uma rede da madrugada com mais regularidade, melhora naturalmente a questão da segurança e, mais do isso, garante um direito constitucional para o trabalhador”, disse Fernando Haddad, prefeito da capital. A implantação do Noturno atende a uma das metas do gestão. 

O serviço noturno funcionará com 50 linhas estruturais, nos grandes corredores, e 101 linhas locais, nos bairros, que passarão por 32 terminais e 160 conexões. Nas linhas estruturais, o intervalo entre os ônibus será de 15 minutos, enquanto nas linhas locais será de 30 minutos. Todas as informações sobre as linhas estão disponíveis na página da SPTrans. Haverá também painéis informativos nas estações de metrô e nos pontos atendidos.

Aplicativo da madruga

Outra alternativa para saber os horários e linhas disponíveis é utilizar o aplicativo Coletivo da Madrugada, já disponível para download. Pelo celular, é possível consultar o ponto de ônibus mais próximo, o horário que cada linha passará pelo local e os ônibus que circulam pela região em tempo real. O download é gratuita e é compatível com celulares com sistema Android.

O planejamento da rede privilegiou locais que abrigam serviços públicos 24horas, como hospitais e delegacias, e regiões que concentram oferta de entretenimento, como casas de espetáculos, bares e restaurantes. Também servirá trajetos feitos pelas linhas de metrô. 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.