Novos prefeitos e vereadores vão receber cartilha de combate à fome

Publicação do Instituto Fome Zero traz políticas e programas que podem ser implementados em todos os municípios do Brasil

arroz e feijão
Foto: Daniel Dan outsideclick por Pixabay

Em 2024, teremos eleições municipais no Brasil e prefeitos e vereadores irão assumir seus cargos com grandes desafios pela frente, entre eles o combate à fome nas cidades do Brasil. Para ajudar os futuros representantes políticos neste trabalho, o Instituto Fome Zero está lançando a cartilha “Como Acabar com a Fome no seu Município”, um guia prático e acessível com ações e programas que poderão ser implementados a partir de 2025.

Além dos futuros prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras, o conteúdo é bastante útil para cidadãos, organizações e empresas comprometidos com a erradicação da fome no Brasil.

“A importância dos municípios no combate à fome é inegável. É nas cidades que as políticas públicas têm maior proximidade com a população e onde a vida acontece. Com as novas administrações municipais que vão assumir em 2025, é crucial que a pauta de Segurança Alimentar e Nutricional seja prioridade nas agendas locais”, ressalta José Graziano da Silva, diretor-geral do Instituto Fome Zero.

O documento destaca a necessidade de investir em programas e ações de combate à fome e à pobreza, além de apoiar iniciativas que promovam a segurança alimentar e nutricional. Dentre os muitos temas abordados, a cartilha explica o que é a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), e oferece um passo a passo para que políticas possam ser implementadas via SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), que desenvolve, organiza e articula as políticas, programas e ações adotadas por prefeituras e governos estaduais e federal para erradicar a fome e garantir comida saudável para todas as pessoas.

cartilha combate a fome segurança alimentar
Imagem: Reprodução | “Como Acabar com a Fome no seu Município”

“As eleições municipais de 2024 representam uma oportunidade única para avaliar a atuação do poder público local e implementar novas estratégias para erradicar a fome. É hora de a população cobrar essas políticas de seus candidatos, saber quem está engajado nesta causa”, explica José Graziano da Silva.

A cartilha detalha e explica todos os programas municipais de combate à fome, como o Bolsa Família, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Restaurantes populares, Cozinhas Solidárias e Comunitárias, Bancos de Alimentos, Programa Cisternas, entre outros.

“Existem várias iniciativas e programas que podem ser implantados, a começar pela mobilização das entidades sociais para criar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea Municipal. Isso é relativamente fácil. Do ponto legislativo, também é possível criar projetos de lei e articular com prefeitos e prefeitas a apresentação de decretos com a finalidade de estimular políticas públicas e ações nessa área”, conta afirma Walter Belik, diretor adjunto do IFZ.

prato vegetais
Foto:Hermes Rivera | Unsplash

Ao adotar essas políticas, é possível dar um salto significativo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O Instituto Fome Zero acredita que, com o apoio e engajamento dos gestores municipais e da sociedade, é possível alcançar a meta de zerar a fome e garantir o acesso a uma alimentação adequada e saudável para todos os brasileiros.

“Podemos citar iniciativas que estimulam a agricultura, como por exemplo, a compra institucional dos alimentos para serem destinados à merenda escolar, casas de acolhimento, presídios e outros. É possível ainda propor emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Não faltam soluções e a cartilha é um mapa para todos que querem se engajar na luta contra a fome”, finaliza Walter Belik.

Para acessar a cartilha, basta visitar o site do Instituto Fome Zero e baixar o documento gratuitamente. 

produção de alimentos
Imagem: Reprodução | “Como Acabar com a Fome no seu Município”

Sobre o Instituto Fome Zero

O Instituto Fome Zero é uma organização comprometida com a erradicação da fome e da pobreza no Brasil, apoiando políticas públicas e iniciativas que promovam a segurança alimentar e nutricional. Nosso objetivo é garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma alimentação adequada e saudável, contribuindo para um país mais justo e igualitário.