- Publicidade -

Restaurante Baccarelli une combate à fome e ao desperdício de alimentos

Parceria entre o Instituto Baccarelli, Gastronomia Periférica e Unilever vai capacitar cozinheiras, servir refeições e distribuir marmitas

Restaurante Baccarelli
Refeições e marmitas começaram a ser servidas no início de agosto. Foto: Divulgação | Unilever | Instituto Baccarelli

Há 25 anos, o Instituto Baccarelli promove a transformação social por meio da arte e da cultura, em especial pelo ensino musical gratuito e de excelência. Em Heliópolis, este trabalho fez nascer a a primeira orquestra em uma favela do mundo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que hoje conta com a direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky.

- Publicidade -
Instituto Baccarelli
Foto: Facebook | Instituto Baccarelli

A transformação começou com aulas de música para 36 crianças e continua em uma sede própria na comunidade de Heliópolis, com 5 mil m², onde atende mais de 1.200 crianças e adolescentes por ano. São 18 turmas de musicalização infantil, 16 corais, 44 turmas de coletivos de instrumentos, 78 profissionais da música atuantes, mais de 200 alunos em aulas individuais de instrumentos e 4 orquestras.

No dia 2 de agosto de 2023, o Instituto Baccarelli celebrou mais uma conquista. Unindo o propósito de ajudar a combater a fome e o desperdício de alimentos, o Restaurante Baccarelli vai passar a servir refeições e distribuir marmitas para as famílias de Heliópolis.

Instituto Baccarelli
Foto: Facebook | Instituto Baccarelli

O restaurante é uma iniciativa conjunta da Unilever, por meio de sua marca Hellmann’s, do Instituto Baccarelli e da Gastronomia Periférica.  “O retorno do Restaurante Baccarelli é um sonho que nutrimos desde março de 2020, com o começo da pandemia”, conta Edilson Ventureli, Diretor Executivo do Instituto Baccarelli.

“A crise socioeconômica pegou forte aqui em Heliópolis, e percebemos que o Instituto Baccarelli deveria ter um compromisso inegociável e permanente com o combate à fome e à insegurança alimentar. O Restaurante vem coroar essa iniciativa, e não poderíamos estar mais bem acompanhados, com a parceria da Gastronomia Periférica e o patrocínio da Hellmann’s, marca da Unilever”, completa.

- Publicidade -
restaurante Instituto Baccarelli
Foto: Divulgação | Unilever

O projeto tem como meta servir três refeições diárias para os alunos do Instituto Baccarelli em período de aulas, totalizando 300 cafés da manhã e tarde e 100 almoços. O restaurante também vai produzir e entregar mais de 750 marmitas completas para as famílias atendidas.

Unidos pela Comida

Boa parte dos insumos do restaurante serão doados pela iniciativa Unidos Pela Comida, encabeçada por Hellmann’s, que doa alimentos que seriam desperdiçados à população em situação de vulnerabilidade. Com o projeto, a Unilever ajuda a conectar indústrias alimentícias, supermercados, distribuidores e alguns produtores a ONG’s, responsáveis pela sua transformação e distribuição dos alimentos que não seriam aproveitados.

“Nesses dois primeiros anos de Unidos Pela Comida, não medimos esforços para resgatar o maior volume de alimentos possível e para ganhar capilaridade pelo país. Agora, entramos no terceiro ano de projeto ampliando os horizontes e reforçando o seu papel de transformação social por meio da educação e da gastronomia, possibilitando a experimentação de um novo modelo de negócio autossustentável e que, futuramente, possa ser replicado para outros locais”, destaca Rodrigo Visentini, Líder de Nutrição da Unilever Brasil.

- Publicidade -
unidos pela comida
O projeto conecat alimentos que não seriam aproveitados com quem precisa se alimentar. Imagem: Reprodução | Unidos pela Comida

A conexão entre as empresas e as organizações beneficiadas é realizada pela filantech Infineat, que oferece tecnologia para todo o processo de coletas e redirecionamento dos alimentos e capacita doadores e beneficiados para o melhor aproveitamento das doações.

Desde que começou, em 2021, o projeto já promoveu a doação de quase mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, transformando-os em mais de um 1,5 milhão de refeições para população em situação de vulnerabilidade alimentar. Todo alimento que chega às instituições é fotografado e contabilizado, possibilitando uma dimensão real do impacto gerado pelo projeto em dados.

Restaurante Baccarelli
As primeiras refeições já começaram a ser servidas. Foto: Divulgação | Unilever | Instituto Baccarelli

Gastronomia Periférica

No Restaurante Baccarelli, o combate ao desperdício de alimentos e à insegurança alimentar ganha ainda mais força com a parceria da Gastronomia Periférica, um negócio social que busca transformar a vida das pessoas das periferias por meio da gastronomia. Os cursos gratuitos, combinam conhecimento e desenvolvimento técnico e humano, conscientizando sobre o aproveitamento total dos alimentos.

“A Gastronomia Periférica é um grande coletivo de pessoas periféricas que estudaram e foram transformadas pela educação e estão fazendo isso com outras pessoas também. Não porque a gente é herói, mas porque a gente acredita que dá para ser melhor no coletivo”, reforça Adélia Rodrigues, que fundou a Gastronomia Periférica com o chef Edson Leite.

Restaurante Baccarelli
As receitas vão priorizar ingredientes naturais e o aproveitamento total dos alimentos. Foto: Divulgação | Unilever | Instituto Baccarelli

A cozinha que já existia no Instituto Baccarelli passou por uma reforma para atender à nova operação. Mais do que o preparo de refeições, o local vai oferecer capacitação profissional para futuras cozinheiras e cozinheiros, com foco especial em empreendedorismo, gestão e sustentabilidade. Os alunos formados no curso de cozinha profissional estarão prontos para serem inseridos no mercado, e alguns deles atuarão no próprio restaurante.

As refeições terão como foco ingredientes naturais que vão ajudar inclusive na educação alimentar das crianças, adolescentes e suas famílias. Em um momento em que os ultraprocessados e fast-food ganham força, as receitas desenvolvidas pela equipe da Gastronomia Periférica e cozinheiras de Heliópolis, vão apresentar novas possibilidades, cores e sabores. E principalmente ajudar a garantir uma alimentação mais nutritiva e saudável.

Restaurante Baccarelli
Edilson Ventureli (Diretor Executivo do Instituto Baccarelli), Adélia Rodrigues e Edson Leite (Gastronomia Periférica), Carolina Riotto (Diretora de Marketing de Hellmann’s Brasil), Rodrigo Visentini (Líder de Nutrição e Marketing da Unilever Brasil) e Guilherme Moraes (Gerente de Marketing Hellman’s). Foto: Divulgação | Unilever | Instituto Baccarelli

“Sabemos do potencial que temos enquanto marca e empresa amadas pelos brasileiros de mudar os ponteiros em torno de um assunto tão relevante: o desperdício de alimentos. Por isso, esse projeto é tão importante para nós e estamos dedicados a transformar a realidade da população, nos unindo a parceiros que têm o mesmo objetivo, para ganharmos ainda mais força”, conta Carolina Riotto, Diretora de Marketing de Hellmann’s Brasil.

Quer ajudar?

A operação do Restaurante Baccarelli tem o custo de R$ 6 milhões ao ano, valor que ainda está sendo arrecadado. Quem quiser contribuir para o projeto pode fazer uma doação online. Para acompanhar o dia a dia do Restaurante Baccarelli, siga os perfis do InstagramFacebook e também do LinkedIn do Instituto.

Restaurante Baccarelli
O restaurante vai funcionar com o sistema self-service e os alunos e alunas vão se encarregar de encaminhar pratos, talheres e copos para a limpeza. Foto: Divulgação | Unilever | Instituto Baccarelli