minhocários Florianópolis
Foto: Prefeitura de Florianópolis

Desde 2020, a Prefeitura de Florianópolis, capital de Santa Catarina, está distribuindo kits para promover a compostagem doméstica. O programa Minhoca na Cabeça distribuiu 700 minhocários no ano passado e, em 2021, este número deve chegar a 1,1 mil.

Para receber o minhocário, é necessário se inscrever na página do programa. Em 2021, a primeira etapa de inscrições se encerrou no dia 30 de abril, mas ainda vão acontecer duas novas etapas – entre os dias 11 e 15 de maio e de 31 de maio a 4 de junho.

Quem for contemplado precisa participar de uma capacitação para aprender a montar e usar o minhocário. A capacitação é composta de uma etapa teórica online de uma hora e meia e de uma oficina presencial. A oficina presencial obedece todos os protocolos sanitários e é realizada ao ar livre no Jardim Botânico de Florianópolis.

Durante esta oficina, os participantes montam seus minhocários após receberem o kit formado por  4 caixas de plástico, 1 tampa, 1 torneira, 250 minhocas e substrato, composto sólido, 1 pacote de matéria vegetal seca e 4 adesivos de identificação e informação.

Depois de receber o minhocário, os participantes têm acesso a tudo que precisa saber sobre a operação das caixas e o cuidado com as minhocas por um sistema online oferecido pelo programa. Neste ambiente, é possível esclarecer dúvidas sobre a compostagem doméstica, receber orientação técnica e compartilhar informações com outros participantes.

Em troca, é necessário informar a quantidade de resíduos orgânicos compostados e que deixaram de ser enviados aos aterros sanitários. Sempre que fizer a troca das caixas digestoras do minhocário, o total de resíduos recuperados com esta ação será somado ao Residuômetro, ferramenta online criada para acompanhar os resultados do programa.  

Mais de 100 toneladas compostadas em 2020

fazer minhocário
Os minhocários são uma das possibilidades para quem quer fazer compostagem doméstica. Foto: iStock

Com os primeiros 700 minhocários distribuídos pelo programa em 2020, já foram compostadas mais de 100 toneladas de resíduos orgânicos, de acordo com estimativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Além da produção de húmus de minhoca, um adubo orgânico riquíssimo, e do biofertilizante, parte líquida produzida pelo minhocário, a compostagem doméstica gera uma série de benefícios ambientais ao evitar o envio de resíduos a aterros sanitários.

Com os demais serviços de coleta seletiva e entrega voluntária realizados pela Comcap, 5 mil toneladas de resíduos orgânicos foram recuperados em 2020. Isso permitiu reduzir a emissão de gases poluentes em 36 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²) equivalente durante o ano. “A reciclagem é um hábito de fácil mudança, mas de grande impacto sobre o clima. Podemos ajudar a manter a vida no planeta de dentro de casa”, aconselha Fábio Braga, secretário do Meio Ambiente de Florianópolis.

Manuais para compostagem

Para informar a população sobre a manutenção do minhocário, a prefeitura disponibiliza um e-book sobre compostagem doméstica que pode ser baixado gratuitamente, e usado como fonte de informação por todos os que desejam fazer a compostagem doméstica de seus resíduos domésticos por meio da vermicompostagem. Para acessar o material, clique AQUI.

Além do incentivo à compostagem doméstica, a prefeitura de Florianópolis lançou um livreto com orientações para a implementação de projetos de compostagem comunitária. A publicação Compostagem Comunitária – Um guia completo sobre valorização e gestão de resíduos traz uma introdução básica sobre os resíduos sólidos, definindo o que são os resíduos orgânicos, secos e o que são rejeitos. Em seguida, traz o conceito da compostagem, suas vantagens, e ensina como implantar tal sistema em escala comunitária.

O material explica o passo a passo e levanta ainda possíveis problemas e soluções durante o processo, além de dar exemplos reais de projetos executados em Florianópolis. Por fim, ainda disponibiliza uma planilha para controle e monitoramento que será essencial para a manutenção de um pátio de compostagem.