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Com copos reutilizáveis, The Town evita 10 toneladas de resíduos

Com público esperado de 500 mil pessoas, operação de copos reutilizáveis no festival vai ser uma das maiores do mundo

Published 31/08/2023

A Heineken adotou copos retornáveis nos festivais onde está presente. Foto: Alex Woloch

Começa no próximo dia 2 de setembro o The Town, festival de música que deve receber cerca de 500 mil pessoas em São Paulo, para 5 dias de shows e muitas atrações, nacionais e internacionais. Festivais musicais trazem muita alegria, movimentam a economia, geram benefícios sociais e ficam marcados na memória de artistas e, principalmente, do público. Mas, estes grandes eventos também envolvem uma quantidade enorme de resíduos, como os copos. A boa notícia é que, para o The Town, está programada uma das maiores operações de copos reutilizáveis do mundo.

No The Town, os copos descartáveis, que usamos por alguns minutos e se tornam um problema para o planeta por muitos anos, vão ser substituídos por versões reutilizáveis. A iniciativa deve economizar mais de 10 toneladas de resíduos durante os 5 dias de shows.

A Heineken, patrocinadora master do festival, já havia usado os copos retornáveis durante o MITA Festival, também apoiado pela marca, em São Paulo e no Rio de Janeiro. No The Town, a ação inclui também a Red Bull, Coca-Cola e Braskem e os copos retornáveis estarão em todos os pontos de venda de bebidas do gramado durante o festival.

Foto: Divulgação | The Town

“Com a megaoperação dos copos reutilizáveis, o The Town já nasce promovendo uma ação que está entre as maiores do mundo quando se fala de eventos e meio-ambiente. Com a chegada do novo e maior festival de São Paulo, também assumimos o compromisso de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, gerando impactos positivos para o planeta”, afirma Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação de Marca da Rock World.

Os copos da Cidade da Música serão feitos de materiais duráveis e de qualidade, permitindo que os fãs os utilizem durante todo o festival e levem para suas casas. Serão quatro copos: um para o chopp da Heineken, um para Heineken 0.0, um para os refrigerantes da Coca-Cola e um para os energéticos da Red Bull. Os copos poderão ser levados para casa ou deixados no evento para posterior reciclagem.

A reutilização do copo vai beneficiar os fãs que possuírem um comportamento sustentável, com um desconto nas bebidas a cada vez que a pessoa reutiliza. No caso da Heineken, por exemplo, o primeiro chope sai por R$ 18 e a pessoa recebe o copo de 400ml que, se for se for apresentado na próxima compra, garante que o consumidor pague apenas o líquido por R$ 15.

Foto: Alex Woloch

A Braskem entra na parceria incentivando e premiando quem usar os copos reutilizáveis, com um cordão para pendurar. Além disso, a cada hora a marca vai dar a chance de novos brindes a cada hora, para quem estiver usando o mesmo copo. A dinâmica da Braskem funcionará da seguinte forma: o cliente deve atrelar o número do copo ao CPF, por meio de um APP; isso dá direito a retirar, gratuitamente, um cordão de corpo para segurar o copo, no estande da marca. Depois disso, a cada nova compra de bebida, as pessoas poderão usar o mesmo copo, não precisando comprar outro e, a cada uma hora, aqueles que estiverem usando o mesmo copo poderão ganhar novos prêmios como brincos, capas de chuva, cangas, pochetes e até ingressos para o dia seguinte. No espaço da marca também será possível higienizar os copos gratuitamente.

Meu Meu Copo Eco Heineken

No caso da Heinken, para garantir a circularidade de copos nos demais festivais que a marca patrocina, foi criado o Meu Meu Copo Eco Heineken. O projeto que promove o uso do copo durante o evento e posterior devolução na saída, para que possam ser usados em outros eventos que a marca patrocina, mitigando a geração de resíduos. No The Town, a dinâmica é diferente porque os copos também poderão ser levados para casa.

“Estamos muito felizes por participar desta primeira edição do The Town, evento em que vamos celebrar os 150 anos de Heineken e que tem um propósito de sustentabilidade com iniciativas tão semelhantes às nossas. Temos todo um ecossistema de projetos especiais para executar em nossas ações culturais voltadas à essa frente e fazer isso nesta primeira edição do festival, ao lado de outras grandes marcas é parte de um trabalho extremamente desafiador, pois envolve uma mudança de comportamento fundamental para garantirmos festivais e um futuro cada vez mais verde”, explica Lucas Pires, gerente de marketing da Heineken no Brasil.

Foto: Alex Woloch

Lucas explica também que outro objetivo da Heineken é que 80% das embalagens de vidro sejam retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para a garrafa long neck, é um de seus compromissos prioritários.

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