A neve pode ser linda vista pela televisão, mas para quem mora em países onde a ocorrência é frequente ela pode ser um grande transtorno, principalmente, na hora de se locomover. Mas, o projeto de um canadense quer mudar isso, valendo-se do gelo para criar mais uma opção de transporte.

Chamado de Freezeway, o projeto foi formulado pelo estudante de arquitetura Matthew Gibbs para sua cidade natal Edmonton, em Alberta, no Canadá. A ideia básica é inundar uma via de 11 quilômetros, criando assim uma rota artificial de gelo. A pista seria usada pelos moradores fazerem seu trajeto casa-trabalho-escola de patins.


Foto: The Edmonton Freezeway

De acordo com Gibbs, já há até um local disponível para tirar seu projeto do papel: dois velhos corredores ferroviários que levam ao centro da cidade. Unindo os trechos poderá ser criada a rota. Segundo ele, além de um meio de transporte sustentável, a pista criaria um estilo de vida mais ativo e social nos meses mais frios do ano.

Além da forma mais natural de criar as pistas, o arquiteto propõe uma versão mais tecnológica, que seria refrigerada de forma elétrica. A forma em que será executada dependerá da aceitação da proposta e de um real interesse em colocá-la em prática. Alguns vereadores e urbanistas da cidade já se mostraram favoráveis à ideia.

No vídeo abaixo, Gibbs conta sobre seu projeto: 

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.