Com a chegada do inverno, são diversas as maneiras de se esquentar, seja com um agasalho, um café, um banho quente ou um cobertor. Mas tem aqueles que preferem os braços de outra pessoa para espantar o frio. "Você procura alguém para te esquentar. Nós também", é com essa mensagem que o estudante Luan Dias de Almeida atrai usuários de um aplicativo de paquera para ajudar moradores de rua.

O aplicativo Tinder é uma febre entre jovens solteiros. Baixado no celular, ele possibilita a troca de ideias entre duas pessoas, basta que ambas deem um “match”. Mas, para o aluno da Miami Ad School/ESPM esse app serviu de ferramenta para o projeto acadêmico 'Doe um Match'.

Com o objetivo de arrecadar roupas de frio para moradores em situação de rua, o app já conta com mais de 2.400 matches e muitas peças doadas. Para atrair a atenção das pessoas, Almeida cria perfis para os moradores demonstrando a dificuldade que eles passam todos os dias. Dessa forma, por meio dos "matches" ele incentiva a prática de doações.

A mecânica da ação "Doe um Match e aqueça alguém no Tinder" é simples. Assim que o interessado em colaborar der um match no perfil do morador de rua, o estudante entra em contato para informar que ele tem duas opções para participar: doar diretamente no ponto de coleta participante ou entregar para ele, que se encarregará de levar a doação às instituições parceiras. "Estou em São Paulo, mas quero tornar o projeto nacional, fazer com que os jovens se sensibilizem e ajudem no que estiver ao seu alcance".

Na capital paulista, o Entrega por SP já firmou acordo com Doe Um Match e farão a distribuição das doações. Para saber mais sobre esses pontos visite a página no Facebook e solicite informações por mensagem.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.