reciclagem de sofás e colchões
Foto: Divulgação | Dow
- Publicidade -

A cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, recebeu o projeto-piloto da campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” que apoia a reciclagem de colchões e sofás. Desde o lançamento, em 2021, a campanha recolheu 3.558 peças, sendo 1.435 sofás, 1.385 colchões, 211 camas box, 136 poltronas e 391 almofadas.

Com apoio da prefeitura de Hortolândia, foram instalados 5 pontos de entrega voluntária na cidade para garantir a reciclagem de resíduos presentes em móveis e objetos, como em colchões e sofás, dando uma nova vida às espumas de poliuretano (PU), madeira, tecido, entre outros materiais.

O projeto da Dow, em parceria com o Instituto Akatu e a Ortobom, teve um investimento de mais de R$ 1 milhão. Com a iniciativa foi possível tratar e reaproveitar 83,8 toneladas de resíduos, sendo 50,1 t de madeira; 12,3 t de espuma de poliuretano (PU); 8,5 t de tecido; 6,8 t de borrachas; 3,4 t molas; e 2,7 t de outros materiais, o que representa 95% de aproveitamento da reciclagem das peças.

- Publicidade -
reciclagem colchões e sofás
O total de peças coletadas, caso fossem empilhadas, corresponderiam a 13 Torres Eiffel. Foto: Divulgação | Dow

“Os resultados superaram nossas expectativas, principalmente em relação à quantidade de peças coletadas e tratadas, e de materiais reaproveitados que deixaram de ser destinados aos aterros sanitários”, conta Thales Oliveira, líder de sustentabilidade e gerente de marketing para Mercados Industriais da Dow Poliuretanos na América Latina. “Com o sucesso da iniciativa, graças ao engajamento de nossos parceiros e a sociedade local, pretendemos replicá-la em outras cidades do Brasil e, assim, fortalecer cada vez mais a cultura da economia circular”.

Conscientização

As ações da campanha Reuse também foram centradas em diferentes frentes de atuação – entre elas, uma série de ações educacionais coordenadas pelo Instituto Akatu e direcionadas a professores e alunos da rede municipal, como capacitações e atividades pedagógicas sobre consumo consciente e gestão de resíduos.

No total, 47 professores de 21 escolas desenvolveram atividades com mais de 1.200 estudantes a fim de sensibilizá-los para a iniciativa. Na avaliação das equipes envolvidas no projeto, as ações alcançaram os resultados esperados, principalmente na mudança de comportamentos dos participantes, contribuindo para melhoria no descarte dos resíduos.

“A Campanha Reuse contou com a participação de mais de 1.200 estudantes e educadores da rede municipal, além de moradores de alguns bairros, com foco no consumo consciente e no descarte correto, principalmente de colchões e sofás. Com isso, o descarte de maneira adequada desses itens aumentou 152% de julho a dezembro de 2021 na comparação com o mesmo período do ano anterior”, afirma Fernando Martins, coordenador de projetos de educação do Instituto Akatu.

Também foi realizada uma campanha de engajamento direcionada aos moradores para anunciar pontos de coleta seletiva, bem como os canais de informações e de atendimento para dúvidas e agendamento de retirada de sofás e colchões em domicílio. Além disso, foram promovidos encontros on-line para falar e tirar dúvidas do projeto e divulgação em carro de som, estabelecimentos comerciais e condomínios.

moveis usados
Foto: iStock

LEIA MAIS:

- Publicidade -