Chile veículos elétricos
Foto: Auspuff | Unsplash
- Publicidade -

No dia 15 de outubro, o governo do Chile anunciou sua Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica. “Entre as ações concretas para acelerar a mudança para veículos mais eficientes, menos poluentes e que permitam a neutralidade de carbono em 2050, estabelecemos que em 2035 100% das vendas de veículos leves e médios e de transporte público serão de emissão zero”, destacou o ministro de Energia e Mineração chileno, Juan Carlos Jobet. A medida inclui ainda caminhões e maquinário de grande porte.

Em 2040, serão banidas as vendas de outros veículos movidos à combustíveis fósseis, como caminhões de pequeno e médio porte usados na agricultura, construção civil e manejo florestal. Em 2045, será a vez dos veículos de transporte de carga e ônibus intermunicipais. A venda de veículos híbridos faz parte da proibição.

O governo chileno anunciou ainda que as normas para conversão de veículos a combustão para veículos elétricos serão abertas para consulta pública em novembro e que a partir daí pode haver algumas mudanças na estratégia original.

- Publicidade -

Situação atual

Mais de um terço do consumo de energia no Chile está ligado ao transporte e 99% deste setor usa combustíveis fósseis. A venda de carros elétricos no país ainda é pequena, mas está crescendo. Em setembro foram registrados apenas 386 novos veículos de baixa emissão no país, mas este número já é 300% maior do que o registrado no ano passado.

Para estimular a troca por veículos menos poluentes, o governo do Chile isentou veículos elétricos de impostos de circulação, mas esta medida ainda é temporária. A expectativa é que a isenção seja definitiva com a votação no Congresso da Transição de Contas de Energia, que inclui hidrogênio verde, energias renováveis, geração distribuída e mobilidade elétrica.

“O desenvolvimento da mobilidade elétrica é fundamental para garantir cidades mais sustentáveis, onde o transporte tem um papel chave.”

Gloria Hutt, ministra de Transportes y Telecomunicações do Chile
Chile veículos elétricos
Foto: Ministério de Energia do Chile

A Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica do Chile está disponível, em espanhol, no site www.energia.gob.cl/electromovilidad.

- Publicidade -