- Publicidade -

Pontos de ônibus de SP ganham sistema gratuito de compartilhamento de livros

Iniciativa que partiu de duas universitárias facilita o acesso aos livros e incentiva o uso de transporte coletivo na capital paulista

Duas universitárias em São Paulo criaram o Parada do Livro, projeto que vai espalhar dez estantes com obras literárias pelos pontos de ônibus da capital paulista. A ação foi viabilizada graças ao financiamento coletivo, e os livros foram doados não apenas pelas idealizadoras do projeto, como também por casas de cultura, organizações e pelos próprios cidadãos.

- Publicidade -

O Parada do Livro incentiva o uso do transporte coletivo na capital paulista e uma das dez estações previstas já foi instalada, em um ponto de ônibus na Vila Mariana. Para garantir a estante de leitura no local, as universitárias Helena Aranha e Helena Nabuco precisaram dialogar com a subprefeitura – e, de acordo com as idealizadoras, as outras nove estações ficarão prontas em breve.

As criadoras do projeto não desconsideraram a possibilidade de as publicações não serem devolvidas depois do empréstimo. No entanto, o projeto aposta no bom senso dos paulistanos, que devem entender que a proposta é aumentar o número de leitores na cidade – assim, os livros disponíveis nos pontos de ônibus são de uso comum e devem ser compartilhados pelos usuários do transporte público.

Além de incentivar a leitura, o projeto ainda prevê a melhoria da qualidade de vida dos usuários do transporte coletivo em São Paulo e estimular mais pessoas a deixarem seus carros na garagem. Segundo pesquisas recentes, 2h30 é a média diária de tempo que o paulistano passa no trânsito, tempo que poderá ser preenchido com a leitura de uma obra literária acessível nos pontos de ônibus.

Por meio do Catarse, o projeto das universitárias angariou mais de R$ 5.700 em fundos, e a realização pode apresentar boa parte da população à leitura no transporte público. Com isso, a iniciativa vai aumentar o índice de leitores no Brasil, onde os dados são preocupantes: de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Instituto Pró-Livro, 75% da população nunca visitou uma biblioteca. Além disso, os leitores brasileiros leem cerca de quatro livros por ano – destes, apenas dois até o final.

- Publicidade -

Redação CicloVivo