- Publicidade -
bokashi
Foto: Jenny Johansson | Pixabay

Ter um solo fértil e bem nutrido é essencial para o sucesso de um plantio. Quando há falta de nutrientes, a adubação orgânica é a melhor solução. Entre as técnicas e práticas agroecológicas que podem ser adotadas, o CicloVivo hoje traz a receita de Bokashi de Terra da Embrapa Hortaliças. 

- Publicidade -

Bokashi é um termo japonês para composto orgânico e é feito com uma mistura de terra, farelos, como o de arroz, algodão, mamona, soja e farinhas, como por exemplo, a de ossos, peixes e sangue. Todo esse composto é umedecido e fermentado na presença de ar. 

Preparo

Foto: Malcolm Fowles | CC 4.0

Comece usando a terra da área de plantio, idealmente, em um local plano e protegido da chuva. Insira os demais ingredientes aos poucos, misture bem e acrescente água. Em seguida, amontoe a massa em forma de pirâmide e deixe descansar por dois dias. A partir do terceiro dia, molhe e revire a mistura todos os dias. Faça isso até o 10º dia – quando o composto já pode ser utilizado. 

Uso

O Bokashi pode ser aplicado em canteiros, covas ou sulcos no plantio ou cobertura. Além disso, pode ser incorporado como substrato de mudas ou como insumo biológico para produção de outros compostos orgânicos.

A quantidade exata de cada componente, rendimento e porção necessária em cada aplicação, você encontra no folder da Embrapa disponível online.

- Publicidade -