horta comunitária em Sete Lagoas - Minas Gerais
Horta comunitária em Sete Lagoas, Minas Gerais | Foto: Ascom Prefeitura
- Publicidade -

Criado em 1982, o projeto de Hortas Comunitárias da Prefeitura de Sete Lagoas (MG) vai completar 40 anos de existência em dezembro de 2022. No total são sete hortas que ficam abaixo das linhas de transmissão de energia da cidade, onde são cultivados alimentos como alface, couve, cebolinha, beterraba, cenoura, tomate, jiló, abóbora, chuchu, repolho e gerando renda para centenas de famílias sete-lagoanas.  

As hortas comunitárias garantem renda e ocupação para cerca de 320 famílias, com aproximadamente 2.500 beneficiários indiretos. Os produtos plantados e colhidos são vendidos diretamente pelos produtores, nas próprias hortas, em mercados da cidade, feiras e também por entrega a domicílio.

Referência nacional

O projeto se tornou referência nacional como ação bem sucedida de política pública. “A gente tem recebido várias visitas, inclusive técnicas, para conhecerem como são feitas as hortas comunitárias e como fazemos a gestão desse programa tão bacana em nossa cidade. É com muito prazer que recebemos vereadores, equipes da Emater, Embrapa, entre outros, para apresentarmos esse programa tão exitoso”, afirma o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Sete Lagoas, Alessandro Kelwis de Freitas. 

- Publicidade -

O produtor João dos Santos é aposentado, mas tem na horta comunitária uma atividade diária e um complemento de renda. “Isso pra nós é um prazer, uma terapia, um conforto. Estamos juntos com o povo, conversando, faz parte da nossa vida. É melhor do que pegar um bico por dia. Trabalho à vontade, tudo tranquilo”, comemora.

Para as famílias que desejam ter um espaço para plantio nas hortas do projeto, é necessário realizar um cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Desenvolvimento econômico e Turismo de Sete Lagoas (SEMADETUR), para que as mesmas sejam submetidas a um estudo de vulnerabilidade socioeconômica pela secretaria de assistência social. Após análise e constatado a sua necessidade, a família é aprovada no programa e encaminhada para uma das hortas.

Apoio da prefeitura

Recentemente, a Prefeitura de Sete Lagoas entregou às associações das hortas sete microtratores, sete bebedouros de grande porte e dez banheiros químicos para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos agricultores.

As informações são da Prefeitura de Sete Lagoas.

Leia também

- Publicidade -