- Publicidade -

O Olympus Image of the Year Award 2021 anunciou os vencedores de seu concurso anual de fotografia que reconhece os melhores talentos mundiais em fotos de ciências da vida tiradas com um microscópio de luz. As imagens surpreendem ao revelar o mundo microscópico impossível de ser visto a olho nú.

A competição anual é realizada pela Evident Scientific, anteriormente Olympus Scientific Solutions. Os participantes podem enviar até três fotos para o concurso e não precisam ser tiradas com um microscópio da marca Olympus – o concurso é aberto a todos, desde que tenham usado um microscópio de luz. Isso significa que fotos macro ou fotos tiradas com um elétron ou qualquer outro microscópio não são permitidas.

O concurso anunciou um Vencedor Global, bem como Vencedores Regionais das Américas, Europa combinados com o Oriente Médio e África (EMEA) e Ásia-Pacífico. O júri, composto por especialistas científicos e acadêmicos, julgou as fotos submetidas em aspectos artísticos e visuais, impacto científico e proficiência do microscópio.

- Publicidade -

O Vencedor Mundial

A foto vencedora geral foi tirada por Jan Martinek, da República Tcheca. Sua foto mostra uma flor da espécie Arabidopsis thaliana com tubos polínicos crescendo através do pistilo. Os tubos polínicos aparecem vívidos e proeminentes porque foram corados com uma mistura de azul de anilina e os tecidos das flores foram quimicamente limpos, tornando-se transparentes.

foto mostra uma flor da espécie Arabidopsis thaliana
Crédito: Jan Martinek

Vencedor Regional das Américas

Ivan Radin, dos Estados Unidos, recebeu o título de Vencedor Regional por sua foto que mostra uma projeção máxima do Z-stack desenvolvido de células de protonema Physcomitriumpatens de musgo.

fotografia feita com microscópio de luz
Crédito: Ivan Radin

Vencedor Regional da Europa, Oriente Médio e África

Da Holanda, Vasilis Kokkoris ganhou o prêmio regional da EMEA. Sua foto mostra esporos multinucleados de um fungo do solo. Normalmente, uma célula carrega um núcleo, no entanto, em sua foto vencedora, uma célula fúngica micorrízica arbuscular (AM) carrega centenas de núcleos.

foto de esporos de fungos
Crédito: Vasilis Kokkoris

Vencedor Regional da Ásia-Pacífico

Daniel Han, com sede na Austrália, venceu a categoria regional da Ásia-Pacífico com uma foto de cápsulas de sori de samambaia com esporos saindo. Para esta foto, ele usou Z-stacking, que é um método de empilhamento de foco para microscopia.

imagem feita em microscópio
Crédito: Daniel Han

Menções Honrosas

Foto de Di Lu, China. Núcleos semi-separados de duas células pareciam “coração no coração”.

forma de coração vista em microscópio
Crédito: Di Lu

Foto de Yujun Chen, Estados Unidos. Ovários da Mosca da Fruta.

Olympus Image of the Year Awards
Crédito: Yujun Chen

Foto de Mingyue Jia, China. Imagem de autofluorescência da espécie Siberian polygala.

prêmio de fotografia
Crédito: Mingyue Jia

Foto de David Maitland, Reino Unido. Pêlos defensivos azuis autofluorescentes em forma de estrela que cobrem a superfície de uma folha de Deutzia são mostrados em silhueta contra as células repletas de clorofila vermelho-fluorescente da folha.

microscópio
Crédito: David Maitland

Foto de Layra Cintron-Rivera, Estados Unidos. O sistema nervoso em desenvolvimento de um peixe-zebra embrionário.

Olympus Image of the Year Awards
Crédito: Layra Cintron-Rivera

Foto de Igor Siwanowicz, Estados Unidos. Língua áspera, ou radula, de um caracol Astraea tecta.

Olympus Image of the Year Awards
Crédito: Igor Siwanowicz

Leia também

- Publicidade -