fotos amazônia concurso
Shamã traz a cura, fotografia vencedora na Categoria Herança Cultural, de Diego Carvalho.
- Publicidade -

Elza Lima, Felipe Russo, José Sabino e Martha Fellows, jurados da primeira edição do concurso de fotografia Amazoniar do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), selecionaram os vencedores das quatro categorias: Ciências da terra, Herança cultural, Conservação e Biodiversidade. Foram escolhidas 17 fotografias entre 160 candidaturas.

foto amazônia concurso
Foto de Roberto Leite Filho, uma das vencedoras na categoria Ciências da Terra.

Com o objetivo de incentivar o registro de realidades da Amazônia, além da produção cultural e artística na região, o concurso fez parte do Amazoniar – iniciativa do IPAM para promover um diálogo global sobre a floresta amazônica e sua influência nas relações entre o Brasil e o mundo.

As fotografias vencedoras são exibidas em Glasgow (Escócia), parte da programação do Brazil Climate Action Hub – espaço criado por diversas organizações da sociedade civil brasileira dentro da COP26, que acontece na cidade até o dia 12 de novembro.

- Publicidade -
fotos Amazônia concurso
Foto de José Rodrigues, uma das vencedoras na categoria Conservação.

A partir do dia 17/11, as imagens poderão ser vistas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, ao lado da exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, com duração de seis meses.

Nesta quinta-feira, o público pode também conferir as fotografias gratuitamente em uma exposição temporária do IPAM no parque Kelvingrove (6 Professors’ Square, Glasgow G3 6BY – United Kingdom).

“A fotografia é um gesto poderoso, capaz de ir além de si mesma e de suas fronteiras.”

Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar
fotos amazônia concurso
Ciclo, foto de Leonardo Miranda, uma das vencedoras da categoria Biodiversidade.

“Aqui encontramos o olhar de vários produtores de imagens, com origens tão plurais quanto a diversidade da floresta: de visitantes encantados a residentes seculares. Seus recursos naturais, suas populações, seus esforços para a conservação e sua biodiversidade foram registrados por uma perspectiva íntima do que a floresta amazônica representa e que mensagem eles querem que o mundo veja”, declarou Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar.

Para conferir quais foram as fotografias vencedoras, clique aqui.

fotos Amazônia concurso
Foto de W.M., uma das vencedoras da categoria Herança Cultural.
- Publicidade -