- Publicidade -
kalanchoe flor da fortuna
Foto: Prenn, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A flor-da-fortuna, kalanchoe ou calandiva tem conquistado seu espaço em vasos e jardins graças à fama de trazer boa sorte e à sua fácil manutenção. Existem muitas variações, como a kalanchoe blossfeldiana com flores coloridas até a kalanchoe pinnata, com pequenas folhas que brotam na borda das folhas maiores.

- Publicidade -
kalanchoe pinnata
Kalanchoe pinnata. Foto: Alamy

Por serem plantas que florescem mesmo em pequenos tamanhos, a espécie se tornou um presente comum e é muito usada para decorar casas e escritórios em eventos especiais. Mas, como ela normalmente vem plantada em vaso, a kalanchoe pode trazer um colorido especial para estes ambientes durante um bom tempo – você pode replantar as flores usadas em decorações. Com os cuidados certos, a kalanchoe blossfeldiana durará seis ou sete anos, com uma grande variedade de cores e tons em suas flores delicadas.

kalanchoe flor da fortuna
Foto: Pixabay

Como cuidar da sua flor da fortuna?

A flor da fortuna é super fácil de cuidar. A espécie gosta de locais ensolarados e mais quentes e não precisa de tanta água, então só regue quando os primeiros centímetros do solo estiverem secos – o principal erro no plantio é justamente o excesso de água.

Para que ela cresça mais forte, use adubo orgânico uma vez por mês no solo e dê preferência por plantar a kalanchoe em um solo com boa drenagem, como um substrato para cactos.

Como fazer a kalanchoe florescer novamente?

Depois que as primeiras flores caem, a kalanchoe pode florescer novamente, mas é preciso um pouco de esforço. Kalanchoes são plantas de “dias curtos”, o que significa que precisam de um “período de descanso” com noites mais longas para produzir botões.

- Publicidade -
kalanchoe flor amarela
Foto: Roberta Janine Paulino | Unsplash

Você reproduzir este cenário de uma maneira artificial para estimular a floração. Por cerca de um mês, deixe a flor da fortuna em local com luz por apenas 8 horas. NO restante do dia, coloque o vaso em um armário ou locais sem luz. Neste período especialmente, cuidado para não regar em excesso. Dois meses depois deste período, você verá novos botões de flores e poderá começar a regar e alimentar normalmente.

Ameaças e soluções

kalanchoe
Foto: Pixabay
  • Se aparecerem manchas marrons nas folhas, elas possivelmente são causadas por queimaduras solares. Se sua planta for afetada, remova-a da luz solar direta.
  • É comum que algumas folhas da kalanchoe fiquem vermelhas ao sol – isso não é nada para se preocupar, mas você pode colocar em um local de luz solar indireta se aparecerem queimaduras.
  • Se a sua flor da fortuna estiver murchando, pode ter ficado muito frio, então mova-a para um local mais quente e longe de qualquer corrente de ar frio. Sua planta pode estar com pouca ou muita água, então verifique seu regime de irrigação.
  • Um caule mole e marrom é sinal de apodrecimento por excesso de água, o que podematar a planta. Para que isso não aconteça, remova as áreas afetadas e deixe o solo secar bem antes de uma nova rega.

Com informações de Casa.com.br

- Publicidade -