- Publicidade -
zamioculca
Foto: Feey | Unsplash

As folhas brilhantes e de um verde profundo fazem com que, muitas vezes, as Zamioculcas sejam confundidas com plantas artificiais. Mas elas são de verdade e ajudam a deixar qualquer ambiente mais bonito, sem exigir muitos cuidados ou manutenção.

- Publicidade -

É uma boa pedida para quem não tem muito tempo ou “jeito” para a jardinagem, já que com pouca dedicação e pouca necessidade de rega, esta espécie cresce bem e ajuda a trazer mais verde para dentro de casa.

Também conhecidas como plantas ZZ por causa do seu nome científico (Zamioculcas zamiifolia), as Zamioculcas são espécies indicadas para ambientes internos, já que se desenvolvem bem em condições de pouca luz, preferindo luz brilhante e indireta.

zamioculca
Foto: Pixabay

Com folhas brilhantes, largas e ovais, que se projetam para cima, as plantas ZZ tem um crescimento lento e não precisa ser replantada com frequência – o que torna ainda mais fácil cuidar delas. Mas, caso queira replantar ou trocar de vaso, o mais indicado é fazer isso na primavera ou no verão, quando a planta está em fase de crescimento ativo.

Um cuidado importante é manter os vasos longe do alcance de crianças e animais, já que a Zamioculca é levemente tóxicas para humanos e animais.

- Publicidade -

Como cultivar Zamioculca

Conhecidas por serem de baixa manutenção e fáceis de cuidar, até mesmo jardineiros sem muita experiência podem mantê-las vivas com o mínimo de atenção.  Tudo o que eles precisam para prosperar é luz adequada e uma boa rega a cada duas semanas.

- Publicidade -

No entanto, não se preocupe muito em esquecer de regá-la – essas plantas crescem a partir de rizomas, que as ajudam a armazenar água sob o solo, tornando-as tolerantes à seca.  Se você quiser cultivá-lo ao ar livre, use um vaso que possa ser levado para dentro de casa quando as temperaturas esfriarem, já que elas não toleram bem o frio.

Elas exibem folhas naturalmente brilhantes que podem começar a parecer opacas com o tempo à medida que a poeira se acumula. Sempre limpe, de forma suave, a poeira e os detritos com um pano úmido para restaurar o brilho. Uma dica é reaproveitar o café para limpar e deixar as plantas mais bonitas – veja como AQUI.

Luz

zamioculca
Foto: Pixabay

As Zamioculcas são tolerantes a uma ampla gama de condições de iluminação, o que as torna adequadas para o cultivo interno  – crescendo bem em condições de pouca luz e preferindo luz brilhante e indireta.

No entanto, as plantas podem rapidamente ficar com as pernas compridas quando não recebem luz suficiente, procurando por claridade. Então o melhor é deixa-las em um ambiente bem iluminado, mas sem sol direto, porque isso pode queimar as folhas.

Solo

O principal para que estas plantas se desenvolvam bem é que o solo seja bem drenado. Quando for preparar o vaso para receber sua planta ZZ, tenha isso em mente. Se for necessário drenagem adicional, misture um pouco de perlita ou areia na terra. Se sentir que a planta está “fraca” vale usar um pouco de adubo orgânico ou biofertilizante de minhocas, mas, no geral, a Zamioculca não é muito exigente em relação à adubação.

zamioculca
Foto: Feey | Unsplash

Rega

Graças aos seus rizomas espessos, estas plantas conseguem acumular água e são extremamente tolerantes à seca, ficando bem mesmo com regas pouco frequentes. Uma boa rega a cada 2 semanas é o suficiente. Por outro lado, muita água e solo encharcado pode prejudicar a sua planta ZZ.

Com informações de Casa.com.br

planta zamioculca
Foto: Pawel Czerwinski | Unsplash