Muitas espécies de plantas que não precisam de sol diretamente. Em alguns casos, o sol pode até ser prejudicial para essas espécies. Caso você more em apartamento ou não tenha um quintal amplo, pode cultivar diversas plantas e flores que são conhecidas como plantas de sombra.

Normalmente são espécies bem fáceis de serem cultivadas, uma vez que não demandam sol e também não costumam precisar de muitas regas. Estes fatores são ideais para quem gosta de plantas, mas não tem muito tempo ou espaço para elas.

Luminosidade e ventilação

Para se desenvolverem, as plantas necessitam de determinados requisitos, como água, luz, substrato e ventilação. Pois dificilmente uma planta resistirá a um ambiente abafado e escuro. No entanto, algumas não necessitam de sol direto e conseguem fazer a fotossíntese em ambientes com alguma luminosidade, o que não significa necessariamente que haja a presença de sol.

Um ambiente bem ventilado e com luminosidade é o suficiente para que elas se desenvolvam. Outro aspecto importante é quanto às podas. Algumas plantas necessitam de podas em algumas fases de desenvolvimento, aproveitando mais a luminosidade disponível, para que cresçam vigorosas.

Flores que não precisam de sol

As flores que gostam de sombra são aquelas que não aceitam luminosidade solar direta ou aquelas que preferem crescer à meia-sombra. A diversidade de coloração das flores proporciona um ambiente alegre e agradável!

Lírio da paz

Tem a aparência branca e delicada, e surge em meio a suas folhas verdes e finas. Pode ser cultivado dentro de casa.

Antúrio

O antúrio apresenta flores exóticas e com partes vermelhas exuberantes. As regas devem ser feitas moderadamente, para que não haja encharcamento.

Violetas

Consideradas flores delicadas. Não suportam incidência de solar direta e também não toleram excesso de água.

Begônias

São flores delicadas e que necessitam de alguns cuidados como o cultivo em substrato fértil e também não se deve molhar as folhas durante as regas.

Flor de Maio

É uma flor muito comum no Outono. Pode ser cultivada dentro de casa ou em varandas. Importante que não haja encharcamento, evitando o apodrecimento das raízes.