- Publicidade -

“Uber da reciclagem” vai coletar móveis, entulho e até podas

Aplicativo permite chamar transportadores para recolher resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento

uber reciclagem

Você sabia que cada brasileiro produz anualmente 387 quilos de lixo, mas pouco mais da metade disso (58%) recebe a destinação adequada? E, pior, uma parcela muito menor (cerca de 13% apenas) é reciclada? Para amenizar o impacto deste problema e ao mesmo tempo gerar benefícios à sociedade, como o aumento da renda e de oportunidades para transportadores e recicladores, a startup Biothanks investiu no desenvolvimento de um aplicativo que conecta donos de veículos utilitários a pessoas que precisam descartar ou transportar materiais como móveis, entulho de obra e podas de árvores, entre outros.

- Publicidade -

Criado com base nos conceitos de reuso, economia circular e mobilidade sustentável, o app funciona como uma espécie de “Uber do resíduo”, permitindo aos usuários chamar transportadores para recolher resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento. Com o aplicativo, a empresa pretende oferecer uma opção para ajudar a solucionar a retirada de resíduos sólidos, um grave problema das grandes cidades na atualidade.

No aplicativo, o usuário informa o endereço e descreve o que deve ser recolhido, escolhe o tamanho do carro, efetua o pagamento online e, aguarda a chegada do transportador, além de ficar sabendo sobre a destinação do que foi retirado.

Para se cadastrar no app, os coletores de materiais precisam passar por uma avaliação, que leva em conta por exemplo a verificação de antecedentes criminais. Assim, além da praticidade, a plataforma proporciona aos usuários uma solução segura, ágil e ambientalmente correta dos resíduos.

“O maior custo impeditivo para a reciclagem em larga escala é a logística. É aí que o Biothanks atua, viabilizando a coleta rápida e segura de resíduos, mesmo que em pequenas quantidades, e gerando, ao mesmo tempo, trabalho e renda para diversas pessoas”, afirma Marcel Wars, fundador da empresa, ao lado do sócio Fernando Vargas.

- Publicidade -

O aplicativo levou nove meses para ser desenvolvido. O app pode ser utilizado na capital de São Paulo, para coleta de entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e móveis usados. Posteriormente, a área de cobertura será expandida, assim como a lista de materiais a serem recolhidos.

“Nosso objetivo é que no futuro, após o churrasco do fim de semana, por exemplo, as pessoas automaticamente chamem a Biothanks para levar as latinhas e embalagens de papelão de suas casas”, afirma Wars.

Aplicativo Biothanks

Para que serve: a plataforma faz a intermediação do processo de descarte de resíduos sólidos, aproximando o cidadão que tem material para descartar e um coletor interessado em realizar a coleta para reaproveitamento, reciclagem ou descarte ambientalmente correto.
Como funciona: o primeiro passo é o usuário cadastrar-se na Biothanks. Ao fazer o pedido de coleta, ele informa o endereço e o tipo de resíduo descartado (entulho doméstico, móveis e eletrodomésticos usados, papelão, alumínio ou ferro garrafas PET). A seguir, comunica se o entulho já está ensacado ou não, a quantidade aproximada de material e se é necessário um ajudante para o carregamento. Depois disso, escolhe o tipo de veículo necessário, com a possibilidade de pedir a coleta imediata ou agendar a melhor data e o melhor horário. Feito o pedido, o profissional da Biothanks vai até o local realizar a coleta do material, levando-o em seguida a um ponto de coleta seletiva. Após o recolhimento dos resíduos, o usuário avalia o profissional conforme a qualidade do serviço.

- Publicidade -

Como baixar: o aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser baixado na Google Play e na App Store.

Informações: www.biothanks.com