O fim de ano é a época em que as pessoas mais se desfazem de roupas e objetos. A ânsia por um novo ano livre de pendências é, consequentemente, marcado pelo desperdício e consumismo. Por isso, o CicloVivo dá uma dica de reaproveitamento, para você pensar duas vezes antes de descartar seus objetos.

Para fazer a customização, você precisará apenas de: revistas velhas, duas xícaras de cola branca (também pode ser usado cola para tecido), tesoura e meia xícara de água.

O primeiro passo é recortar as revistas em pequenos pedaços, de diversos formatos, como quadrados, retângulos ou triângulos. Separe os papéis e faça a composição para colá-los.

Misture bem a cola branca na água, e, com um pincel de cerda dura, passe este produto em todo o abajur. Procure passar em apenas um sentido. Enquanto isso, já coloque os pedaços de papeis no abajur e passe a cola por cima.

Ao passar a cola por cima do papel, você estará protegendo-o da poeira de onde o abajur ficará exposto. Além disso, a cola também ajuda a peça a não se soltar, caso molhe. Repita o processo em todo o objeto. Para finalizar, você ainda pode passar verniz na peça, quando ela já estiver seca.

O acabamento também pode ser feito com tiras, laços e/ou strass. Além de reaproveitar as revistas que seriam descartadas no lixo, você ainda terá um abajur novo e exclusivo. A dica é da artista plástica Renata Otero, que ensinou a técnica à Rede Bahia, afiliada da TV Globo

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.