A ONG Bicicreteiro entregou 100 bikes para as crianças da creche comunitária Sonho de Criança, localizada na divisa da capital paulista com São Bernardo do Campo. A equipe teve o apoio da CPTM, que cedeu um espaço da Estação Pinheiros para a ação. 

Em meio à Rota Márcia Prado, fica situada a Ilha do Bororé, comunidade carente em que está construída a creche comunitária Sonho de Criança, mantida pelas doações de um comerciante e pela renda gerada nos eventos beneficentes que acontecem na região. Na creche, são atendidas 121 crianças, que receberam as bikes doadas pelos 40 voluntários da ONG Bicicreteiro, no dia 23 de dezembro.

Para chegar à comunidade, os participantes da ONG se reuniram na Estação Pinheiros, de onde partiram, de trem, até a Estação Grajaú. De lá, seguiram pedalando 14 km até chegar à Ilha do Bororé, onde foram recepcionados pelas crianças da creche comunitária Sonho de Criança. No local, foram entregues as bicicletas, que depois foram distribuídas aos pequenos. 

No entanto, a ideia da ONG Bicicreteiro não é apenas doar as bikes – o plano também é construir uma bicicletaria comunitária, com ferramentas à disposição, para que os jovens possam conservá-las em bom estado.

Antes de serem entregues, as bicicletas foram arrecadadas, e, depois, reformadas pelos próprios voluntários, que se organizaram em mutirões para dar vida nova às bikes.  A oficina foi montada em uma passarela desativada na Estação Pinheiros, espaço cedido pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). 

Os participantes da ação não precisavam ter conhecimentos de mecânica, e poderiam colaborar de diversas maneiras – seja na doação de bicicletas usadas, na doação das ferramentas de reparo, nas oficinas de manutenção e limpeza das bikes, e até mesmo na entrega final. Com informações do blog O Bicicreteiro.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.