Um professor de química e uma estilista britânica desenvolveram um novo sabão em pó, que libera uma propriedade capaz de fazer com que as roupas absorvam os gases que poluem o ar. Depois de lavadas, as peças reagem com a luz e absorvem as impurezas.

A boa notícia para as donas de casa é resultado das experiências realizadas pelo químico Tony Ryan, da Universidade de Sheffield, e da estilista Helen Storey, professora no London College of Fashion, ambos da Inglaterra. O sabão gruda nas roupas lavadas e retém os agentes de poluição.

Funciona assim: o produto libera propriedades catalisadoras durante a lavagem. Em contato com a luz, os tecidos absorvem e neutralizam as moléculas de óxido de nitrogênio, um dos principais gases poluentes na atmosfera.

Batizado de Catclo, o sabão em pó ainda não é comercializado, mas a previsão é de que o produto entre no mercado em 2013. Segundo os inventores, a ação catalisadora do Catclo não danifica as roupas, e nem acelera o desgaste do tecido.

Para que a tecnologia seja popularizada, a dupla abriu mão da patente da invenção. Mesmo em fase experimental, o produto já fez tanto sucesso, que despertou o interesse de uma fabricante britânica de produtos de limpeza, a Ecover, que já trabalha para a incorporação do Catclo na fórmula dos seus produtos. Com informações do Greensavers.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.