games problemas ambientais
Foto: Glenn Carstens Peters | Unsplash
- Publicidade -

O contato com a natureza, brincadeiras ao ar livre, esportes e outras atividades são fundamentais para manter a saúde do corpo e da mente, para adultos e crianças. Em relação aos pequenos principalmente, é preciso tomar alguns cuidados importantes quanto à exposição às telas, do computador, TV e do smartphone.

Mas, ao mesmo tempo que sabemos da importância e recomendamos uma vida “off-line” rica em experiências, é preciso reconhecer que o mundo dos games vem ganhando espaço e que muitas pessoas se divertem com desafios, batalhas e estratégias destes famosos “joguinhos”.

Então, que tal unir games e o cuidado com o planeta? Muitos jogos foram criados levando em conta os graves problemas ambientais que enfrentamos, como as mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição plástica.

- Publicidade -

Nestes games para jovens e adultos, disponíveis em diversas plataformas, de smartphones a sites e sistemas de jogos, o desafio é encontrar soluções de sustentabilidade. O objetivo, além de entreter, é chamar a atenção para as ameaças que estamos enfrentando e mostrar como elas são urgentes – e perigosas.

Veja quais são os games que te convidam a combater problemas ambientais:

games problemas ambientais
Foto: iStock

1. NeMO-NET

NeMO-NET é um jogo criado pela NASA que te dá a chance de ajudar cientistas reais a mapear recifes de corais vulneráveis, pintando as diferentes partes de recifes. Suas ações ajudam a treinar um supercomputador da NASA que identifica os sistemas de recifes de corais em qualquer imagem. Ao explorar e classificar vários corais, você pode subir de nível na cadeia alimentar do jogo.

“Este projeto extraordinário combina tecnologia revolucionária de sensoriamento remoto, inteligência artificial de ponta e forte ciência cidadã em um verdadeiro trio para os recifes de coral ameaçados do mundo”, disse Woody Turner, líder da área do programa de Previsão Ecológica da NASA.

O NeMO-Net está disponível para sistemas de computador Mac e Windows, bem como iOS e Android.

2. Plasticidade

Este game traz um alerta sobre a poluição plástica e a gestão de resíduos. No plasticidade você é Noa, personagem que precisa completar quebra-cabeças e às vezes tomar decisões irreversíveis em um mundo sobrecarregado pela poluição plástica no ano de 2140. Em um paralelo com a vida real, suas ações impactam o futuro do planeta e de Noa

Este jogo criado por alunos é totalmente gratuito para jogar no PC.

3. Busca Climática

O mapa do jogo projeta previsões de desastres ambientais e você deve se apoiar nos quatro heróis do jogo – o urbanista, o ecologista, o cientista agrícola ou o cientista climático – para resolver cada problema. Para obter pontuações mais altas no o Climate Quest é preciso saber escolher o especialista mais indicado para cada caso.

Climate Quest está disponível gratuitamente para iPhones, Androids e PC. O desenvolvedor, EarthGames, também oferece vários outros jogos relacionados à ciência para explorar se você gosta de Climate Quest.

4. Simulador de abelhas

Em Bee Simulator, você se torna uma abelha que precisa coletar pólen de flor em flor, enfrentar vespas e proteger sua colmeia. Durante o jogo, são passadas informações sobre a importância das abelhas em nosso mundo e as ameaças que elas enfrentam.

O jogo também oferece o modo multiplayer, onde cada pessoa tem um mapa dedicado para navegar. O Bee Simulator é pago e o preço varia de US$ 19,99 a US$ 39,99, dependendo do seu sistema de jogo, podendo ser jogado no computador, Nintendo Switch, PS$ ou Xbox One.

5. A Trilha Climática

The Climate Trail te leva para um mundo após a pior mudança climática de 4°C, 5°C ou 6°C de aquecimento, com temperaturas que dobram com o nível de dificuldade do jogo. Você e um bando de refugiados climáticos precisam escapar de uma paisagem inabitável para chegar a um local melhor. Entre as ameaças estão a escassez de alimentos, eventos climáticos extremos e muito mais. 

A Climate Trail está disponível gratuitamente em desktops, iPhones, iPads e dispositivos Android.

6. Império Invisível

Este game é baseado em um projeto de captura de câmera de 10 anos da vida real conduzido pelo professor de zoologia da Universidade de Oxford, David Macdonald – e você é convidado a estudar a vida selvagem de perto. No Unseen Empire, seu trabalho é identificar espécies raras nas fotos de armadilhas fotográficas, além de trabalhar para abrir novos locais de pesquisa, colocar novas armadilhas fotográficas, conhecer outros pesquisadores e influenciar formuladores de políticas para proteger o habitat nebuloso do leopardo.

O jogo é gratuito e está disponível gratuitamente no PC, iOS ou Android.

- Publicidade -