- Publicidade -

11 passos para organizar a casa, mesmo com uma vida corrida

Especialista em organização traz dicas e hábitos simples ajudam a ter uma casa sempre organizada, mesmo com a correria do dia

apartamento home offcie
Foto: Med Badr | Unsplash

Viver em uma casa organizada pode ser mais importante do que apenas ter um lugar mais bonito e limpo. Um ambiente  com as coisas em seu devido lugar e sem acúmulo de objetos poupa tempo no dia a dia, traz uma sensação de bem estar que contribuiu para a nossa disposição e qualidade de vida e ajuda inclusive a poupar dinheiro – com tudo organizado sabemos que temos e isso evita compras desnecessárias.

- Publicidade -

Mas nem sempre é fácil organizar nosso cantinho e, depois disso, manter a organização. Com a vida corrida, arrumar a casa acaba ficando “para outra hora” e vamos nos acostumando com um espaço improvisado. E aí, quando decidimos dar um jeito na situação, já tem tanta coisa para fazer que a tarefa é mais uma vez adiada.

Alguém aí se identifica com essa situação? A boa notícia é que é possível cuidar do ambiente em que vivemos mesmo quando temos um monte de outras coisas para fazer. Quem garante isso é a especialista em organização Megan Ludvinsky. Ela é uma organizadora profissional e ajuda muita gente a deixar a casa em ordem.

Megan separou algumas dicas e atitudes e compartilhamos com vocês. Confira!

Dicas para organizar bem a casa

minimalismo casa organizada
Foto: iStock

1. Pequenos passos

Quando temos muita coisa para fazer, organizar a casa parece uma atividade muito cansativa e longa, e por isso acaba sendo deixada para depois. Para resolver esta questão Megan diz que o primeiro passo é dar um passo pequeno, começar aos poucos e tirar de sai pressão de resolver tudo de uma vez. Escolha um cômodo, uma área ou uma única gaveta. Gaste 20 minutinhos ali e depois, se houver tempo, siga organizando.

- Publicidade -

“Fazer apenas um pouco permitirá que você se sinta realizado e muitas vezes lhe dará impulso para continuar”, diz ela.

2. Faça uma lista

Uma maneira simples manter o foco na organização é fazer uma lista das tarefas ou locais que precisam de atenção. Nesta lista podem estar tarefas maiores ou menores, como arrumar a sala ou limpar as gavetas do banheiro. Você pode escolher o que vai fazer naquele momento de acordo com seu tempo e disposição, mas é importante ter em mente este quadro geral e ir eliminando o que já foi feito da lista.

Como exemplo de tarefas, Megan cita: fazer um inventário de seu armário, descartar alimentos vencidos e utensílios domésticos e reorganizar suas prateleiras. Mais importante do que riscar toda a lista em poucos dias é manter a constância e a satisfação em ir cumprindo o que foi estabelecido.

- Publicidade -

3. Priorize os “seus” espaços

Além de começar com pequenos passos é importante começar por onde vai fazer mais diferença para você. Se você trabalha em casa, organizar sua escrivaninha pode ser o primeiro passo. Se passa muito tempo na cozinha, organizar os mantimentos e os utensílios que usa para combinar pode ser a melhor ideia. Assim você vai conviver com frequência com o resultado do seu trabalho e a satisfação é garantida.

“Eu sempre digo às pessoas para começarem onde a desordem mais incomoda. Ter espaço livre e organização nestes locais vai trazer paz e motivação para seguir em frente”, diz ela.

home office janela
Foto: Mikey Harris | Unsplash

4. Tenha uma lixeira sempre por perto

Arrumar a casa significa encontrar coisas que usamos muito, coisas que não são tão úteis e, às vezes coisas que nem sabíamos que estavam lá. Especialmente se a organização envolver um local com acúmulo de diferentes itens vai ser importante decidir o que fica e o que vai embora – lembre-se do ditado “menos é mais”.

Para facilitar esta separação, mantenha por perto “lixeiras”: uma para o que vai ser efetivamente descartado e outra para o que pode ser doado para outras pessoas ou instituições de caridade, por exemplo.

Para não acumular coisas em casa, Megan fez uma lista de perguntas que devem ser feitas na avaliação do que vai e do que fica:

  • O que você não ama ou não usa, pode ir embora;
  • Quando foi a última vez que usou? Faz mais de um ano? Pode doar para quem vai usar mais.
  • Se você não tivesse mais o item em questão e o visse na loja amanhã, você o compraria novamente? Sim, guarde. Não, desapegue.
minimalismo reciclagem roupas
Foto: iStock

5. Repare

Itens que estão quebrados ou danificados, mas que são úteis, podem ser consertados. Isso vale para eletrodomésticos, roupas manchadas e coisas que você deixou de usar porque apresentaram algum problema. Reparar e reutilizar o que já temos é uma maneira de poupar dinheiro e recursos naturais, já que itens novos trazem o impacto ambiental da sua produção e o impacto financeiro de novas compras.

Mas atenção, antes de consertar alguma coisa, siga as perguntas acima para ter certeza de que é um item que merece ficar na sua casa.

6. Coloque na agenda

Com tanta coisa para fazer, é difícil dar prioridade para a organização da casa. Para resolver isso, Megan aconselha colocar esta atividade na agenda, como um compromisso assumido com você mesmo. Reserve um dia e horário para arrumar o seu espaço e, de acordo com o tempo que tiver disponível, escolha uma das tarefas que colocou na sua lista.

7. Menos expectativa e mais ação

Imaginar uma casa 100% organizada e limpa é uma delícia. Mas ter esta meta como sua principal recompensa pode gerar frustação. O melhor é estabelecer pequenos passos, comemorar estas conquistas e saber que deixar a casa organizada é um processo, afinal este é um espaço vivo.

espaço bagunçado
Foto: Wonderlane na Unsplash

Neste sentido é importante lembrar também que, muitas vezes é preciso “bagunçar” para arrumar: tirar as coisas da gaveta, mover móveis de lugar, esvaziar prateleiras… “Fica muito feio antes de ficar bonito, mas prometo que chegaremos lá”, diz Garante Megan.

Para momentos em que a bagunça te paralisar, a especialista indica uma pausa. Dê uma volta, tome um copo de água, visite uma área que já está organizada e depois de organizar a cabeça, volte a organizar a casa.

8. Peça ajuda

Ser você divide a casa com outras pessoas, manter a organização é uma tarefa de todos. Então envolva os outros moradores nos momentos de arrumação. Ter mais mãos trabalhando facilita o trabalho, diminui o tempo gasto e a possíveis frustações. Além do que, a chance de manter a organização é maior quando todos participam deste processo.

“Se você tem filhos em idade escolar, eles têm idade suficiente para ajudar. Organizar e organizar é uma habilidade vital que durará a vida toda”, garante Megan.

Se você mora sozinho ou sozinha, podem chamar amigos e familiares para passar o dia nesta missão e oferecer uma recompensa pela parceria, como uma refeição preparada com carinho, um presente ou até mesmo doação de itens em bom estado que você não usa mais e que podem agradar estas pessoas. Outra opção são os organizadores profissionais. Por um valor pré-estabelecido estes especialistas podem tornar a tarefa de arrumar sua casa muito mais fácil.

9. Espaço para se mexer

Para manter a calma e evitar sentimentos de raiva ao arrumar a casa, é importante garantir que você não vai se afundar em bagunça durante o processo. Então, planeje a movimentação das suas coisas de maneira que você não fique preso entre os itens que está organizando ou não tropece em livros, panelas, roupas enquanto se movimenta.

Pode parecer um detalhe sem importância, mas ter espaço para se mexer faz toda a diferença. Se for necessário levar itens para outros espaços durante a arrumação, faça isso. “Tropeçar em itens ou não conseguir ver com o que você está trabalhando torna o processo frustrante e opressor”, diz Megan.

organização
Foto: HiveBoxx na Unsplash

10. Mantenha a organização

Depois de uma sessão de organização, ou várias, manter sua casa organizada ajuda a evitar que a bagunça volte e traga mais trabalho. Manter as coisas organizadas é mais fácil do que organizar novamente, então guarde o que usou imediatamente, evite preencher com novos itens os espaços que deixou livres, não traga para dentro de casa o que não for realmente importante e tenha lugares certos para cada objeto.

11. Faça um pouco todos os dias

Com a casa organizada, tudo fica mais fácil. Então aproveite esse cenário para fazer “pequenas organizações” todos os dias. Viu algo fora do lugar, coloque no lugar certo e aproveite para checar o que pode ser arrumado rapidamente: uma gaveta da cozinha, toalhas no banheiro, sapatos, vasos de plantas e o que mais estiver ao seu alcance.

“Eu faço um pouco todos os dias e faço grandes organizações a cada mudança de estação”, conta Megan ela. “Eu mantenho uma caixa de doações na minha garagem e estou sempre adicionando algo a ela.”

organização objetos pessoais quarto
Foto: Jeff Sheldon na Unsplash