Na última edição do Salão de Automóveis de Genebra, na Suíça, que aconteceu em março, a Volkswagen lançou o XL1. De acordo com a montadora alemã, o modelo é o mais econômico do mundo em produção, sendo capaz de rodar 111km/l.

O carro é híbrido do tipo plug-in com motor turbodiesel de 800 cm³, 48 cavalos de potência e dois cilindros conectados a um propulsor elétrico. Possui um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

Segundo informou a fabricante, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 159 km/h. Além disso, o modelo tem a capacidade de rodar até 50 km usando apenas o motor elétrico.

O XL1 tem 3,8 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,15 m de altura e pesa 795 kg devido ao uso de fibra de carbono e alumínio. O modelo também é considerado, atualmente, o mais aerodinâmico.

A ideia é de que ele seja fabricado em Osnabrück, na Alemanha. Inicialmente, serão produzidos apenas 50 carros, todos destinados a Europa. O valor ainda não foi informado.

Antes do evento de automóveis, o modelo foi apresentado em um pré-show pelo paraquedista austríaco Felix Baumgartner. Ele realizou a primeira queda livre supersônica e sem veículo motorizado da história. O salto na estratosfera a 38,6 mil metros de altura durou quatro minutos e 20 segundos. Com informações do Autoesporte.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.