- Publicidade -

O salão do automóvel 2010 chega à sua 50a  edição com o maior número de carros verdes já expostos na feira, que ocorre a cada dois anos.

Serão pelo menos dez carros elétricos ou híbridos (veículos que possuem dois motores, um elétrico e um movido a gasolina ou diesel), mas espera-se um número maior, já que muitas montadoras estão fazendo segredo para a exposição desse ano.

Uma das presenças confirmadas é a do Fiat MIO (ou FCC III), um carro que foi totalmente desenvolvido com base nas opiniões dos internautas. A montadora italiana, ainda garante que o carro possuirá motor elétrico, diminuindo as emissões de carbono.

- Publicidade -

Direto da França, a Citroën traz o Hypnos, um carro-conceito com traços futuristas, tais como um interior psicodélico e colorido. Porém, além do seu design diferente, o carro-conceito da Citroën possui um motor a gasolina e um elétrico.

A potente versão do Cayenne que a Stuttgart (responsável pela importação dos Porsches no Brasil) trará para o a feira, também será híbrida. O carro esportivo terá um motor V6 combinado com um motor elétrico de 56 cv, fazendo com que ele gaste 9 litros/100 quilômetros, contra os 15 litros/100 quilômetros do Cayenne com motor V8.

A marca japonesa Mitsubishi trará o i-MiEV, um carro elétrico que pode atingir até 160 quilômetros de autonomia, após ser recarregado em uma tomada comum por sete horas. A outra gigante japonesa, a Nissan vem bater de frente com a Mitsubishi, trazendo o seu modelo elétrico, o Leaf. Ambos os carros possuem características semelhantes e vem para disputar nesse novo segmento de carros elétricos.

O primeiro carro híbrido a ser vendido em série no mundo, o Toyota Prius, também marcará presença no Salão do Automóvel 2010. O híbrido começará a ser produzido no México já em agosto, e como o Brasil e o México mantêm um acordo de importação que praticamente zera as taxas de impostos, provavelmente o Prius poderá ser comercializado no Brasil em breve.

O concorrente do Toyota Prius, o Honda Insight também marcará presença no Salão do Automóvel.

O híbrido da Mercedes-Benz, o Mercedes S400, já é comercializado no Brasil desde maio e foi o primeiro carro híbrido a chegar no Brasil. O carro que custa R$450 mil também estará na feira automotiva.

Já a General Motors, que trouxe o elétrico Volt em 2008, não confirmou nenhuma presença de carros verde neste ano.

Com informações do Estadão.com.br

- Publicidade -