Um grupo de designers quenianos criou uma tecnologia que transforma garrafas d’água em carregadores de celular. O PET é equipado com um dispositivo, que esquenta e esfria o líquido, gerando eletricidade de forma barata e sustentável.

Batizado de Bottle Charger, o equipamento tem capacidade para carregar a bateria de um celular em, no máximo, 30 minutos. O sistema começa a operar quando um copo com água fervente é despejado no interior da garrafa. Assim, a eletricidade é gerada por meio de um dispositivo instalado no PET, que provoca variações de temperatura no líquido.

O sistema foi viabilizado para atender às comunidades de regiões carentes da África que não têm acesso à energia elétrica em casa. Estima-se que o continente africano possua cerca de 200 milhões de celulares que são carregados apenas em postos públicos de recarga – os quais nem sempre ficam perto das residências das pessoas.

Mesmo com o Bottle Charger em fase de testes, a invenção já está disponível em um site de financiamento coletivo internacional. Os criadores esperam que o produto faça sucesso, já que, além de preservar o meio ambiente e viabilizar um novo uso para as garrafas d’água, o carregador poderá utilizar energia limpa para amenizar as disparidades sociais do continente africano. Com informações do InHabitat.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.