- Publicidade -
piso energia
O sistema Floor pode ser instalado em ambientes internos e externos. | Foto: Invent

A fonte solar fotovoltaica já é a segunda maior da matriz elétrica brasileira, ficando atrás apenas da fonte hídrica. Trata-se de uma das fontes energéticas que mais cresce no mundo, uma vez que é a forma mais barata de gerar eletricidade atualmente, segundo a Agência Internacional de Energia. Com tanto destaque, formas diversificadas de gerar energia solar – que vão além dos painéis em telhados – têm surgido nos últimos anos. A empresa italiana Invent surge nesse contexto com o desenvolvimento do Floor – um piso capaz de captar a luz solar para gerar energia.

- Publicidade -

Intitulada como uma “telha fotovoltaica caminhável”, Floor possui uma tecnologia patenteada pela Invent que permite aproveitar o solo para produzir energia solar. A ideia é transformar pisos inertes em sistemas “vivos e ativos”, que captam os raios solares e geram energia limpa.

Esta solução pode ser especialmente atraente aos que não dispõem de superfície suficiente em telhados e coberturas para a instalação de sistemas fotovoltaicos.

Tecnologia do piso

O sistema Floor funciona como um piso flutuante: o equipamento é instalado em posição elevada em relação ao solo através do uso de um suporte mecânico ajustável, que o distancia do solo a uma altura entre 3,5 e 5 centímetros.

piso energia
O piso da Invent na Feira Internacional de Energia e Meio Ambiente de Madri. | Foto: Divulgação

Neste espaço que se cria são alojadas as ligações elétricas, que estarão facilmente acessíveis para futuras inspeções, manutenções e intervenções. O piso é composto por ladrilhos fotovoltaicos cobertos por uma superfície de vidro medindo 70×103 centímetros. O vidro é antiderrapante e suporta um peso de 200 kg/m2 – a empresa está desenvolvendo uma versão com maior capacidade de peso.

- Publicidade -

Cada ladrilho é composto por 24 células, para uma potência de 100/120 W, e vidro de 20 mm de espessura. Durante a montagem, os contatos são conectados a um sistema de otimização que melhora o desempenho solar em caso de sombreamento. Isso significa que o dispositivo é capaz de modular a produtividade de cada painel de acordo com sua exposição ao sol.

O piso ainda possui um sistema de iluminação LED inserido. Então, mesmo à noite, quando não há radiação solar, o piso tecnológico tem uma funcionalidade: iluminar os caminhos. Por fim, sem abrir mão do impacto estético italiano, a empresa Invent criou seis versões de acabamentos com cores diferenciadas que podem integrar os mais diversos ambientes.

piso energia
Foto: Invent

O objetivo é que o sistema Floor possa ser instalado tanto em ambientes internos, como residenciais e empresariais, como externos – em locais públicos como centros comerciais, feiras e praças. O foco é multiplicar infinitamente as possibilidades de produção de energia limpa.

- Publicidade -