A empresa norte-america ecoATM é a primeira do mundo a disponibilizar um equipamento que troca gadgets usados ou quebrados por dinheiro. Os 320 quiosques da empresa já estão espalhados por 20 estados da América do Norte.

A tecnologia é uma alternativa prática e eficiente para evitar que os resíduos eletrônicos sejam descartados inadequadamente. O funcionamento das máquinas é bastante simples e em poucos minutos o cliente consegue trocar o equipamento velho por dinheiro.

Ao chegar à máquina, o primeiro ato do consumidor deve ser informar o modelo do gadget a ser descartado. Feito isso, é necessário provar que o cliente tem mais de 18 anos e que o aparelho não é roubado. Portanto, a máquina tira uma foto de sua identidade.

Depois disso a ecoATM libera uma etiqueta com um número de série, que o cliente deve colar no aparelho. Um sistema automático tira fotos do dispositivo e digitaliza as informações. Para identificar a qualidade do equipamento descartado é necessário conectá-lo a um cabo e a máquina fará a análise antes de oferecer ao cliente o valor pelo material.

Quando os gadgets descartados estão sem condições de uso, a empresa para por eles US$ 7, se eles estiverem em bom estado o valor pode chegar a US$ 142. De acordo com a empresa, qualquer telefone ou eletrônico descartado na máquina terá uma recompensa financeira.

Os aparelhos em bom estado são restaurados para permanecerem em uso. Aqueles que não têm mais conserto são desmontados e seus componentes adequadamente reciclados.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.