A NASA anunciou recentemente os planos de lançamento da maior vela solar do mundo. O projeto da agência espacial norte-americana consiste na utilização de células fotovoltaicas para abastecerem o “satélite” que coletará imagens e outras informações a mais de três mil quilômetros da Terra.

De acordo com informações oficiais, a vela solar também deve auxiliar a coleta e remoção de detritos espaciais, além de cooperar com a comunicação entre as expedições espaciais e as centrais de controle terrestre.

O prazo estipulado para o lançamento da missão, apelidada de Sunjammer, é até 2014. O equipamento deverá ser lançado ao espaço com o apoio de outra nave, até um ponto gravitacionalmente estável, entre a Terra e o Sol. A primeira “navegação” espacial será um teste, mas a tecnologia já se mostra bastante promissora.

Todos os materiais usados na produção da vela foram pensados de maneira a deixá-la resistente, mas também leve. Assim, é descartada a necessidade do uso de combustíveis adicionais, sendo a energia do sol seu único propulsor.

O modelo aplicado deve servir de exemplo para o desenvolvimento de outras tecnologias aeroespaciais que funcionem a partir de energia limpa, reduzindo o impacto dos combustíveis e funcionando de maneira mais eficiente. Com informações do Inhabitat.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.