O Carnaval está chegando e, com ele, o aumento no consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. É bom não descuidar da alimentação mesmo diante das tentações, para manter a forma e a saúde. O alerta é da médica e diretora-executiva do programa Meu Prato Saudável, Elizabete Almeida.

– Coma antes de sair de casa:

A primeira dica para evitar ganho de peso nesta época do ano é nunca chegar aos eventos de estômago vazio. "Quando estamos com fome não conseguimos escolher o que vamos comer, e simplesmente comemos o que tem disponível", diz Elizabete. Fazer um lanche natural, com salada e patê de atum ou peito de peru com queijo magro, sacia a fome e ameniza as tentações.

– Fique longe das frituras:

Frituras devem ser evitadas, uma vez que são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol. Boas opções de petiscos podem ser palitinhos de vegetais (cenoura, erva-doce, pepino), bruschetas de tomate com manjericão, tremoço ou tomates cereja.

– Modere as bebidas alcoólicas:

Pegar leve com a bebida é outra dica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o consumo de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para os homens e uma lata de cerveja ou uma taça de vinho para as mulheres. A sugestão da médica para diminuir o consumo e melhorar a hidratação é usar copos pequenos e sempre alternar um copo da bebida com um copo grande de água.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.