- Publicidade -
módulo antipoeira
O produto foi apresentado durante uma Conferência de Energia na Austrália. | Foto: Longi Solar

A gigante solar chinesa Longi desenvolveu um módulo solar inovador “antipoeira”. O produto foi apresentado durante a Conferência de Energia Inteligente de Sydney, na Austrália.

- Publicidade -

A venda de painéis solares está crescendo em todo o mundo, mas enquanto alguns mercados ainda estão com módulos básicos, outros já buscam por soluções mais avançadas. O modelo Hi-MO X6 Guardian C&I, da Longi, é exemplo disso. O novo produto permite que a água escorra livremente pela sua superfície, de modo que resíduos de poeira não se acumulam nas bordas onde a moldura encontra o vidro.

Muitos podem não imaginar, mas fato é que poeira e folhas atrapalham a luz solar de chegar até as células fotovoltaicas. Desta forma, a limpeza dos painéis não se trata apenas de uma questão estética: a sujeira pode afetar a eficiência e a geração de energia solar. Porém, a higienização é cara, demorada e, quando realizada de forma incorreta, pode danificar o painel. Uma alternativa, como a apresentada pela fabricante chinesa, é desenvolver painéis solares mais fáceis de limpar.

painel solar
Foto: Longi Solar

O módulo solar antipoeira, além da estrutura autolimpante, usa tecnologia back contact, que é conhecida por minimizar as perdas de sombreamento, otimizando assim a eficiência do painel.

Com potência máxima de 590 W, dimensões de 2.281 mm x 1.134 mm e peso de 27,2 kg, o módulo Guardian é feito sob medida para aplicações comerciais e industriais, prometendo alto desempenho e durabilidade.

- Publicidade -

A empresa pretende lançar um módulo residencial com o mesmo conceito autolimpante ainda este ano. Esta segunda opção será menor, atendendo às necessidades e restrições das instalações solares domésticas. A má notícia é que o produto, por enquanto, está disponível somente na Austrália.

Enquanto isso, engenheiros na Alemanha estão desenvolvendo um revestimento ultrafino capaz de tornar painéis solares – e outras superfícies – em autolimpantes. A película é baseada em óxido de titânio, saiba mais aqui.

- Publicidade -