As plantas são o sistema de purificação de ar natural da Terra. A tecnologia premiada denominada Andrea é um purificador de ambiente que melhora a filtração da planta removendo as toxinas do ar de forma rápida e eficiente. 

O mundo da tecnologia verde produz muitos dispositivos e inovações dos quais compartilham um objetivo comum que é fazer do nosso planeta um lugar melhor para viver. Os dispositivos encontrados em casa tendem a ser uma variedade de eletrônicos como computadores e diversos outros tipos de aparelhos. 

Pensando nisso, algumas empresas como o LaboGroup e seu afiliado ArtScience Labs estão desenvolvendo itens exclusivos como este equipamento: um purificador de ar que usa a força natural das plantas para limpar o ar que você respira.  Este dispositivo, desde o seu lançamento, tem sido vendido na Europa.

Este purificador de ar é uma brilhante parceria entre o homem e as plantas que acelera a habilidade natural da natureza em limpar o ar a fim de desentoxicar o interior de sua casa. 

O projeto foi criado pelo designer francês Mathieu Lehanneur e o professor David Edward de Harvard como parte de um experimento de ciência em 2007 e aborda um dos problemas mais prementes que é a qualidade do ar de interiores. 

O purificador, que chegou às prateleiras das lojas na América do Norte em janeiro de 2010, é capaz de amplificar a habilidade de purificação do ar de uma planta com a ajuda de um ventilador mecânico que movimenta o ar passado para as folhas através do solo e raízes e para fora através de uma bandeja de água que coleta as toxinas. Ele é capaz de absorver gases tóxicos como o formaldeído através da absorção natural e propriedades metabólicas das plantas naturais. 

A transformação bioquímica dos resíduos, através da atividade metabólica elimina a poluição simplesmente coletando-a na superfície do filtro. 

Andrea pode trabalhar com muitas das espécies de plantas que se costuma ter dentro de casa e combina design elegante com funcionalidade comprovada, não só eliminando as toxinas mas também dando um senso de estilo. O purificador é um sistema de limpeza totalmente natural e garante um lar seguro e saudável. "Hoje as pessoas compram purificadores de ar e depois vão às ruas comprar um vaso", disse Tom Hadfield do LaboGroup. "Achamos que o futuro da purificação do ar interior pode ser algo entre as duas coisas." 

Este purificador é perfeito para ser usado em qualquer divisão da casa, é especialmente eficaz em áreas de muito uso onde o ar pode estagnar, e acumular gases prejudiciais, tais como quartos, escritórios, cozinhas e salas de jantar.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter  

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.