As luzes LED já são mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes, mas uma equipe de pesquisadores da Bélgica, França e Canadá conseguiu torná-la ainda mais ecológica com a ajuda de vagalumes.

O grupo estudou a estrutura interna iluminada dos vagalumes, que são órgãos repletos de células bioluminescentes. Eles piscam durante os rituais de acasalamento.

Durante o estudo, os pesquisadores perceberam um padrão inesperado de escamas irregulares que melhoram o brilho das lanternas. A partir desse conhecimento, eles aplicaram a técnica ao design de um LED. O resultado foi criar uma camada externa para o diodo emissor de luz que imita a estrutura natural identificada no vagalume.

Com essa camada extra, a extração de luz pelo LED aumenta em até 55%. Os cientistas afirmam que ele poderá ser facilmente aplicado no processo de fabricação dos LEDs.

Os pesquisadores fizeram diversas simulações computadorizadas até encontrarem a melhor maneira de transmitir a luz. Foi assim que perceberam que um modelo de estrutura com bordas afiadas nas escamas deixa passar mais luz.

O resultado do experimento foi a criação de uma camada com saliências de cinco micrômetros de altura. A estrutura foi colocada sobre um LED de nitreto de gálio. “O que é legal na nossa técnica é que é um processo fácil e não temos que desenvolver um novo LED. Com uns poucos passos adicionais podemos recobrir os diodos emissores de luz atuais,” disse Annick Bay, descobridora do fenômeno.

Para Bay o mais importante em todo o trabalho foi mostrar o quanto se pode aprender apenas observando a natureza. Estudante da Universidade de Namur, na Bélgica, ele estuda estruturas fotônicas naturais, incluindo escalas de besouros e asas de borboleta. Com informações do Inovação Tecnológica.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.