A Holanda pretende intensificar ainda mais o uso da bicicleta como meio de transporte. Para que isso aconteça, o governo espera inovar na criação das ciclovias. Os trabalhos são direcionados à construção de pistas aquecidas e faixas de sinalização que brilham no escuro.

Conforme noticiado pela agência internacional BBC, os designers locais já trabalham em novos projetos. O objetivo é aumentar em 20% as viagens diárias feitas sobre bicicletas.

Um dos fatores que motivam as pedaladas é a estrutura oferecida à população. A lógica parte do princípio de que a demanda aumenta, conforme a estrutura também aumenta. Assim sendo, locais em que são priorizadas as construções de estradas, tendem a ter mais carros. Se a prioridade são as ciclovias, o mais provável é que ocorra o aumento no uso das bicicletas.

Além de oferecer espaço exclusivo para as bicicletas, a proposta holandesa deverá promover maior segurança aos ciclistas. As faixas iluminadas são pintadas no chão com uma tinta capaz de armazenar energia, fazendo com que elas brilhem no escuro. Já o aquecimento das  pistas é feito a partir de tubos internos, por onde passará água aquecida, com o intuito de impedir o acúmulo de gelo  na pista.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.