Um carregador solar portátil ganhou destaque em um dos maiores sites internacionais de venda de inovações tecnológicas: batizado de Ray, o dispositivo possui uma ventosa que absorve as células solares encontradas nos vidros das janelas. A tecnologia pode ser aplicada em casa, no carro e até dentro dos aviões.

O carregador movido a energia solar não é uma invenção tão recente assim, mas o diferencial do dispositivo, criado por uma empresa independente, é conseguir transformar em eletricidade os raios de sol que incidem diretamente sobre qualquer tipo de vidro.

Flexível, o carregador converte a luz em eletricidade por meio de uma ventosa, que adere facilmente a portas e janelas translúcidas. Além disso, o Ray também vem com um suporte de apoio, que permite o direcionamento do aparelho para a parte do vidro em que os raios solares batem com mais intensidade naquele momento.

A energia é enviada para o gadget por meio de um cabo USB, que encaixa no suporte do carregador. Sendo assim, o dispositivo pode ser utilizado não só por celulares, mas também por tablets, notebooks e tocadores de mp3.

Nos últimos tempos, com o aumento das pesquisas em tecnologia verde e sustentabilidade, foram criados muitos carregadores que utilizam energias renováveis, porém nem todos os que se apropriam de energia solar têm sistemas aprimorados e podem ser usados de maneira versátil, diferentemente do Ray.

O site Quirky já comercializa o carregador sustentável, que pode ser adquirido por R$ 80 cada unidade. No entanto, um acordo estabelecido entre o site de vendas e o fabricante do Ray afirma que o dispositivo só entrará em produção depois que forem registradas duas mil encomendas na internet. Com informações do Greensavers.

Redação CicloVivo

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.