O automóvel que pode rodar quase 1.350 quilômetros com apenas um litro de gasolina foi desenvolvido por uma equipe de estudantes da Universidade Laval, no Canadá. Leve e compacto, o carro tem lugar para apenas uma pessoa e traz várias modificações no motor, parte responsável por aumentar a eficiência do combustível utilizado.

O veículo foi montado para uma competição realizada pela Shell, que elege o carro mais eficiente da América do Norte. Batizada de Alerion Supermileage, a equipe de estudantes da Universidade Laval tinha por objetivo criar um protótipo econômico e sustentável, e, para isso, foram realizadas alterações no motor, a fim de diminuir o apetite que os automóveis têm por combustível.

Ao contrário da maior parte dos carros com alta autonomia – movidos a diesel – o motor do automóvel criado pelos universitários canadenses é abastecido com gasolina comum, combustível menos poluente que o diesel. O veículo de grande eficiência consegue rodar exatos 1.347 quilômetros com apenas um litro de combustível, tornando insignificantes os danos que seriam causados pela combustão da gasolina e pela emissão de gás carbônico.

Para aumentar o desempenho do carro sustentável, foi preciso desenvolver um motor em tamanho reduzido com um único cilindro, responsável por entregar apenas 3,5 cavalos de potência. Além disso, o veículo ficou mais leve para aumentar a sua eficiência – é por isso que o carro comporta apenas o motorista.

A equipe Alerion Supermileage recebeu cinco mil dólares pela criação, que venceu o concurso promovido pela Shell. Os estudantes que desenvolveram o protótipo sustentável não são os únicos engajados com o meio ambiente na universidade canadense: nos últimos quatro anos, a instituição acadêmica angariou vários prêmios de soluções em eficiência energética. Com informações da Wired.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.