A busca por alimentos saudáveis, orgânicos, cuja origem possa ser rastreada está em pauta. Pessoas de todas as idades estão buscando informações sobre como criar uma hortinha orgânica em casa ou como plantar alimentos mesmo morando em minúsculos apartamentos. Esta necessidade virou uma oportunidade de negócio para a startup Seedsheet, que tem sede em Vermont, nos EUA.

Com a ideia de facilitar o cultivo de alimentos em uma pequena quantidade de espaço, a equipe criou um vaso de tecido com sementes orgânicas e não transgênicas e que, detalhe importante, já estão espaçadas para produção máxima. Outro ponto importante é que a solução promete bloquear ervas daninhas, o objetivo é ajudar o “agricultor amador” a evitar o crescimento delas já que normalmente brotam ao lado das mudas.

Ao produtor cabe preencher o vaso com o solo, a “folha” de sementes e adicionar água. O produto é acompanhado de um software que envia dicas, lembretes e receitas úteis. Além disso, disponibiliza tutoriais em vídeo e uma aula de jardinagem semanal. Agora é possível acreditar na Seedsheet quando diz que quer tornar “ridiculamente fácil o cultivo de plantas”.

Kits de plantio de ervas (com manjericão, coentro e endro) e de saladas (couve, rúcula, espinafre) estão entre os itens disponíveis pela companhia.

Guru da jardinagem

Há quem leve muito jeito para plantinhas e há quem deixe elas morrerem por falta de rega, quando não pelo excesso. Para quem precisa de um “intensivão” em jardinagem, a empresa também está lançando um sensor bluetooth que fornecer dados sobre iluminação, ambiente, umidade do solo, entre outros cuidados. Chamado de Garden Guru, o dispositivo envia todas as informações em tempo real para o smartphone do cliente.