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Subway vai reduzir em 50% uso de plástico descartável até 2020

Campanha foi criada para o Dia Mundial dos Oceanos, comemorada no último sábado (8).

Com a campanha #NãoSalvemOsCanudos a Subway América Latina anuncia, no Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no último sábado (8), o lançamento de um plano para alcançar a redução de 100% de plástico descartável em seus restaurantes ao longo de quatro etapas, bem como buscar produtos substitutos que sejam ambientalmente amigáveis.

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Em seu teste inicial realizado entre 2017 e 2018 em outro país da América Latina, a Subway conseguiu reduzir em 50% o uso de canudos e tampas plásticas de uso único, provando que é possível alcançar o objetivo. Hoje a empresa toma uma firme decisão de mudança e impacto ambiental: compromete-se a reduzir o uso de canudos e tampas plásticas em seus restaurantes da América Latina em 50% até 2020, e convida todos os seus consumidores a fazerem parte da mudança que visa proteger a biodiversidade dos oceanos e sua fauna marinha.

O plano desenvolvido pela marca procura reduzir significativamente o uso de embalagens plásticas e substituí-las por opções que não sejam prejudiciais ao meio ambiente.

Como 91% dos materiais plásticos fabricados no mundo não são reciclados, a Subway também procura aumentar a conscientização e a preocupação ambiental na sociedade. Para isso, a marca lança a iniciativa #NãoSalvemOsCanudos no Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Porto Rico, Panamá, Guatemala, Honduras, El Salvador, Peru, Uruguai, e República Dominicana, em parceria com a Posibl., uma empresa multimídia de desenvolvimento de conteúdo e iniciativas de impacto social no mundo.

Além de sua parceria com a Posíbl., a Subway se une à ONG Chelonia, uma organização sem fins lucrativos, sediada em Porto Rico, que  há 10 anos se dedica à pesquisa e à conservação de tartarugas marinhas para gerar conscientização, atividades em conjunto e, através da doação de tecnologias e equipamentos específicos, apoiar a proteção, a conservação e a pesquisa sobre o cuidado das tartarugas marinhas -, um dos animais marinhos mais emblemáticos dos oceanos do mundo e em perigo de extinção. Este mesmo trabalho será realizado em outros países da região, onde a Subway fará parcerias com ONG locais especialistas em conservação e pesquisa ambiental.

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Ação no Brasil

“Os brasileiros estão cada vez mais conscientes sobre os danos que o plástico causa ao meio ambiente.  Desde 2018 a Subway Brasil já indicou a retirada de canudos e tampas dos restaurantes e só entrega para consumidores que solicitam. Estamos muito felizes de participar agora de uma campanha que abrange toda a América Latina e fazer a diferença no mundo”, comemora o Country Head da Subway Brasil, Michel Machado. Por meio deste site, o público em geral poderá se unir à iniciativa e passar a fazer parte da solução. Desta forma, no âmbito de um plano geral de longo prazo, a Subway dá o primeiro passo e assume o compromisso para preservar o planeta com uma prática mais ecológica como empresa e reduzir significativamente sua pegada ambiental, a fim de eliminar completamente a utilização de plásticos de uso único em um futuro não muito distante.

No Brasil, o Projeto de Lei 92/2018 que está tramitando no Senado prevê a retirada progressiva de pratos, copos, bandejas e talheres de plásticos para o consumo de produtos alimentícios. Ele propõe uma substituição de 20% após dois anos da aprovação do projeto, 50% após quatro anos, 60% após seis anos e 80% após oito anos, até uma retirada completa em 10 anos. Além disso, várias outras leis federais e municipais estão, de certa forma, relacionadas à proibição de plásticos de uso único. No Rio Grande do Norte, Distrito Federal e cidade do Rio de Janeiro canudos de plástico de uso único já estão proibidos e outras capitais, como São Paulo, discutem uma proposta para fazer o mesmo.

Desde o último sábado, 8 de junho, a Subway iniciou um plano de trabalho abrangente em alguns países que envolve: limpeza de praia, manutenção de áreas e reservas protegidas, pesquisa, medição de ninhos e levantamento de dados, preservação e conservação de tartarugas em suas várias espécies, treinamento para funcionários em seus diferentes países e franquias para formar equipes voluntárias para a limpeza das diversas praias da região.

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