A jornalista e apresentadora Rosana Jatobá é um rosto conhecido pelos brasileiros por sua carreira na televisão e rádio. Agora, estreia no cenário literário com sua primeira obra, Questão de Pele, que trata de forma aprofundada sobre temas ambientais e sociais – como desmatamento, poluição, consumismo, preconceito, desigualdade e violência. São 49 crônicas escritas por ela nos últimos dois anos.

Jatobá sempre levantou a bandeira da sustentabilidade nas suas reportagens e como colunista do G1, o Portal de notícias da Globo, mas decidiu estudar o tema de forma aprofundada, tornando-se Mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP).

Além dos textos escritos pela jornalista, a obra tem interações dos leitores do blog ao final de cada capítulo. O prefácio é assinado por Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente, que faz um relato sensível e verdadeiro de como Rosana expõe seu ponto de vista. E a foto de capa é do consagrado fotógrafo Evandro Teixeira, que também disponibiliza um clique seu ao final de cada crônica.

Com esta obra, Rosana visa sensibilizar as pessoas quanto ao processo destrutivo da Terra, cuja maior vítima, por ironia, seria a própria espécie humana. Questão de pele é uma oportunidade tanto para o público conhecer um pouco mais sobre as convicções da profissional, quanto para se conscientizar sobre os problemas da sociedade.

Agenda de lançamentos:

São Paulo/SP

29 de agosto

Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Horário: 18h30

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista

Aberto ao público

 

Bienal do Rio de Janeiro

07 de setembro

Stand da Editora Novo Século

Pavilhão Verde, entre as ruas M5 e M6

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.