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Prefeitura de Curitiba usa Facebook para promover conscientização e cidadania

Desde a última semana, a página ganhou um toque especial. Uma mescla de romance e ativismo.

A página da Prefeitura de Curitiba no Facebook é uma ferramenta bastante usada para estreitar a comunicação entre a população e o órgão público. Famosa por suas postagens com tom humorístico, ela tem inspirado outras prefeituras a seguirem o mesmo caminho e também tem contribuído com a promoção de ações de conscientização e cidadania.

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Desde a última semana, a página ganhou um toque especial. Uma mescla de romance e ativismo. Após ser “pedida em casamento” pela Prefeitura do Rio de Janeiro e ter aceitado a proposta, Curitiba tem usado a rede social para incentivar a população e empresas do município a se envolverem em causas sociais.

A primeira ação foi o convite para a cerimônia de união, “O Casamento Vermelho”. O tema remete à doação de sangue e a Prefeitura convidou todos os moradores da capital paranaense a vestirem uma roupa vermelha e irem ao Hemobanco, neste sábado (27), para doar sangue e mostrar que Curitiba tem muito amor nas veias. Outras cidades foram escolhidas como madrinhas desta união, entre elas, Ilha Bela, Salvador, Maringá, Niterói, Cuiabá, Limeira, e também tiveram o convite estendido aos seus cidadãos.


Imagem: Reprodução

Mas, a festa não acaba por aí. Como em todos os casamentos tradicionais, a Prefeitura de Curitiba criou uma lista de presentes, com itens que estão de acordo com as necessidades do município e de organizações não governamentais que atuam na cidade. São onze opções de presentes:

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1. Levar 50 crianças ao cinema e 50 crianças ao teatro.

2. Doar 100 livros para escolas municipais e 100 livros para a tuboteca.

3. Limpar 20 paredes pichadas.

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4. 1 grafitti comemorativo à união entre as cidades.

5. atividades recreativas para pacientes em um hospital geral e em um hospital infantil.

6. Plantar 321 árvores.

7. Proporcionar um passeio turístico pela cidade para um grupo da terceira idade.

8. Criar uma ação de resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência.

9. Emprego ou treinamento para 50 pessoas com deficiência e 50 cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

10. Distribuir 150 picolés para trabalhadores expostos ao sol.

11. Postar na internet os desenhos de 100 crianças sobre sua cidade no futuro.

Poucos minutos após a publicação, muitas organizações já haviam entrado em contato com a página oferecendo serviços e até indo além das sugestões. Outras cidades também se comprometeram em replicar a iniciativa entre seus munícipes. A ação, que tem recebido muitos elogios no Facebook, mostra como é possível utilizar as redes sociais para mobilizar pessoas e instituições em prol de uma causa. A brincadeira também abriu uma brecha para que a própria população apresente suas necessidades e consiga uma atenção especial da prefeitura local.

Clique aqui para acompanhar todos os detalhes dessa “história de amor”.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo